Adunesp manifesta apoio às greves no segmento técnico-administrativo da Unesp e nas ETECs/FATECs do Centro Paula Souza

Adunesp manifesta apoio às greves no segmento técnico-administrativo da Unesp e nas ETECs/FATECs do Centro Paula Souza

Trabalhadores e trabalhadoras organizados/as em duas entidades que compõem o Fórum das Seis - Sintunesp e Sinteps - entraram em greve por tempo indeterminado a partir de 8/8/2023. São os/as professores/as, auxiliares de docente e técnico-administrativos/as das Escolas Técnicas (ETEC) e Faculdades de Tecnologia (FATEC) do Centro Paula Souza; e os/as servidores/as técnico-administrativos/as da Unesp, categoria irmã dos docentes da nossa Universidade.

A Adunesp manifesta integral apoio e solidariedade às duas categorias.

Confira a seguir as moções da Adunesp:

 

“Isonomia é direito. Apoio à greve dos servidores e servidoras técnico-administrativos/as da Unesp pela equiparação

A Associação dos Docentes da Unesp (Adunesp) manifesta integral apoio e solidariedade aos/às servidores/as técnico-administrativos/as da Unesp, em greve por tempo indeterminado a partir de 8 de agosto de 2023.

A principal reivindicação é a equiparação salarial da categoria com os colegas da USP. Embora realizem o mesmo trabalho, os trabalhadores e trabalhadoras da Unesp chegam a receber até 40% menos que os da USP.

Uma das dimensões da dignidade do trabalho é a sua justa remuneração, e uma das dimensões da grandeza de uma universidade pública é a forma como trata a remuneração dos seus servidores.

Toda produção acadêmica, toda formação educacional dos nossos estudantes, bem como todas as demais atividades que caracterizam a missão das universidades públicas são realizadas graças a uma estrutura que é materializada por meio do trabalho dos seus servidores técnico-administrativos, cujas funções são elementos essenciais e absolutamente necessários para a existência dessas instituições.  E isto se constitui num axioma organizacional para as três universidades públicas paulistas.

Não há motivo ou argumento que sustentem diferenças salariais significativas entre servidores técnico-administrativos das três universidades públicas paulistas, que executam serviços similares imprescindíveis para o seu bom funcionamento.

Enquanto a isonomia salarial é garantida para a categoria docente, o que é justo, o mesmo não acontece com o segmento técnico-administrativo. A Adunesp insta a reitoria da Unesp a dar início à equiparação e construir com o Sintunesp um plano para concluí-la.

TODO APOIO AO MOVIMENTO! IGUAL TRABALHO, IGUAL SALÁRIO!”

 

São Paulo, 14 de agosto de 2023.

Diretoria da Adunesp – S. Sindical do Andes

 

 

“Apoio à greve nas ETECs e FATECs. Que o governo Tarcísio negocie com o Sinteps melhores salários, carreira e condições de trabalho

A Associação dos Docentes da Unesp (Adunesp) presta total e irrestrito apoio e solidariedade a todas/os as/os professores/as, auxiliares de docente e servidores/as técnico-administrativos/as das Escolas Técnicas (ETECs) e Faculdades de Tecnologia (FATEC), que integram o Centro Paula Souza, em greve por tempo indeterminado a partir de 8 de agosto de 2023.

De incontestável excelência nos serviços prestados à população, esses trabalhadores e trabalhadoras não têm o devido reconhecimento à sua dedicação. Suas justas reivindicações incluem:

- Reajuste linear de 53,23% para todos e todas (o governador concedeu até 34% para a segurança pública, mas míseros 6% às demais categorias);

- Revisão da carreira em vigor, de acordo com os direitos e necessidades de todos os segmentos que compõem a categoria; 

- Pagamento imediato do Bônus Resultado.

- Defesa das escolas do Centro Paula Souza (o governo Tarcísio de Freitas anunciou a implantação de uma rede paralela de ensino técnico nas escolas estaduais, sem qualquer estrutura, à margem do Centro).

- O cancelamento da cessão do prédio histórico, onde está localizada a FATEC/SP, a uma universidade privada, como anunciado pelo governo.

A Adunesp insta a Superintendência do Ceeteps, o Secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, Vahan Agopyan, e o governador, Tarcísio de Freitas, para que abram negociações com o sindicato que representa a categoria, o Sinteps.

TODO APOIO AO MOVIMENTO!

 

São Paulo, 14 de agosto de 2023.

Diretoria da Adunesp – S. Sindical do Andes