CCG de março teve cobranças sobre condições seguras para retorno presencial e outros. Confira relato dos ‘chapões’

CCG de março teve cobranças sobre condições seguras para retorno presencial e outros. Confira relato dos ‘chapões’

Os representantes eleitos pelo “Chapão da Adunesp” e “Chapão Sintunesp/Associações” à CCG elaboraram um relato coletivo da reunião ordinária, ocorrida em 10/3//2022. Confira a pauta e a íntegra do relato:

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Relato da reunião da Câmara Central de Graduação (CCG) de 10/3/2022 

Prezados colegas,

Como representantes eleitos pelo “Chapão da Adunesp” e “Chapão Sintunesp/Associações” à CCG, apresentamos abaixo nosso relato coletivo da reunião ordinária, ocorrida em 10/3//2022. 

I – PALAVRA DA PRESIDENTE DA CCG, Profa. Célia Maria Giacheti 

  1. Dia da mulher: congratulou-se com todas as mulheres, em especial, com as da Unesp, pelo Dia Internacional da Mulher.
  2. Retorno às aulas e demais atividades presenciais a partir de 7/3: lembrou dos investimentos que estão sendo feitos para o retorno; pediu atenção para a manutenção das medidas de segurança e disse que qualquer problema que surja nas Unidades seja levado ao conhecimento da Prograd. Do contingente de alunos de graduação, 86,36% já apresentaram comprovante vacinal.
  3. Editais 12 e 13/2021 do Programa Unesp Presente, para melhoria e modernização de infraestrutura de laboratórios e salas de aula de ensino de graduação: recebeu proposta de todas as unidades que, no momento, estão em análise.
  4. Recredenciamento de curso e atividades EaD da Unesp: não somente do Curso de Pedagogia EaD, mas todas as atividades da Unesp foram avaliadas. O relatório está disponibilizado no e-MEC e está sendo analisado pela Prograd para posterior divulgação. A Unesp recebeu nota 4.
  5. Projeto Prograd/Unesp/Santander para implantação do CREAI (Centro de Renovação de Ensino e Aprendizagem e Inovação): os softwares já foram comprados pela Reitoria e em breve estarão disponíveis a professores e alunos. Mencionou, dentre os softwares adquiridos, o MatLab, e os softwares de laboratórios virtuais, estes últimos com o prazo ainda em aberto para manifestação de interesse.
  6. Vestibular 2022: foi encerrada a 10ª chamada na semana passada.
  7. PPP para Alteração Curricular (AC, daqui em diante) ou Reestruturação Curricular (RC, daqui em diante): a Prograd recebeu 74 processos até o momento. As análises técnicas se iniciarão na próxima semana. Solicitou à Vice-Reitoria e foi aprovado apoio da Reitoria para contratação de profissional de sistemas para otimização das análises e avaliação desses processos.
  8. Avaliação dos cursos superiores de 2022 realizados pelo Estadão: a equipe da Prograd está providenciando informações para atendimento do prazo.
  9. Censo da educação superior 2021: está em fase de implementação de procedimentos para coleta de dados a partir de 24/3, via sistema.

II – PALAVRA DOS MEMBROS

Mariana Rodrigues Bighetti Godoy (TA/FE/Bauru): solicitou, em nome de colegas da seção de graduação, a revisão de calendário de matrícula dos ingressantes, porque a lista de aprovados da Unesp saiu antes das listas da USP e da Unicamp, o que tem levado a muitos cancelamentos de matrículas. Sugere que a divulgação seja feita em compasso com a das demais universidades paulistas. Sugere que o calendário da Unesp seja unificado ou mais próximo possível do calendário das outras duas universidades paulistas.

Sebastião Carlos (Ibilce/Rio Preto): a pedido da professora Silvana Fernandes Lopes (Ibilce/Rio Preto, justificou sua ausência à reunião, por motivos de falecimento na família. Em seguida: (i) lamentou a forma de divulgação do comunicado de retorno às aulas presenciais, primeiramente na mídia e depois na comunidade, gerando transtornos desnecessários na comunidade; (ii) apontou a necessidade de revisão das normas do regime de exercícios domiciliares para afastamento por motivo de saúde inferior a 15 dias, principalmente prevendo-se possíveis casos por contaminação Covid; (iii) pediu informações sobre andamento dos trabalhos de GT instituídos na reunião de dezembro, cujos trabalhos deveriam ter se iniciado no mês de janeiro; externou preocupação em especial com o GT que tratará das vagas oferecidas nos cursos de graduação e formas de ingresso por vestibular, tendo em vista que, em breve, esse assunto deverá ser pautado na CCG e CEPE, e o compromisso firmado com o CEPE de se fazer uma discussão do tema com antecedência; (v) sobre as novas normas do PAADES que constam na pauta da próxima reunião do CEPE, lamentou que, mais uma vez, esse assunto não tenha sido discutido na CCG, já que envolve  também o ensino de graduação.

Sílvia Helena Modonese (FCAVR): apresentou os seguintes questionamentos: i) em relação à revogação da resolução 32/2021, como ficariam orientações de transição das aulas remotas para as aulas presenciais; ii) como serão as orientações para os cursos em relação aos 20% da carga horária total dos cursos de graduação que podem ser de atividades não presenciais; e iii) o andamento da tramitação dos PPP  para atender a curricularização da extensão e planejamento do fluxo de avaliação desses processos; (iv) relacionado a esse último assunto, perguntou sobre qual foi a orientação da Prograd em relação à tramitação dos PPP nas Unidades, uma vez que as normas da curricularização preveem que as Atividades Curriculares de Extensão Universitária deverão ser validadas pelo Conselho de Curso de Graduação, pela Comissão Permanente de Extensão Universitária e Cultura (CPEUC) e pela Comissão Permanente de Ensino (CPE).

Rubens Alves Dias (FE/Guará): quanto às condições para o retorno presencial, considerou que: (i) deve ser dada especial atenção às diferentes situações em que as unidades universitárias se encontram, no que diz respeito às estruturas que permitam a segurança nas atividades, (ii) devem ser priorizados os editais do Programa "Unesp Presente" que preveem adequações dos espaços físicos e aspectos operacionais na retomada das aulas presenciais, mediante a agilização dos trâmites visando a remediar descompassos entre as ações e a aplicação de recursos. Por último, visando à centralização das informações sobre reuniões, sugeriu a inserção no Sistema da Unesp de campo "outras informações" para elementos operacionais de realização das reuniões (como, por exemplo, links de acesso às reuniões).

Ana Cláudia Giannini Borges (FCAV/Jaboticabal): perguntou se o Comitê Covid estabeleceu as condições mínimas de infraestrutura para retorno seguro às aulas e se há alguma orientação, nesse sentido, para as Unidades.

Carlos Razzino (FE/Bauru): reforçou a manifestação de outros conselheiros, enfatizando: (i) a necessidade de retorno seguro às aulas presenciais e as condições de infraestrutura para isso, sob orientação do Comitê Covid; (ii) a tramitação dos processos de curricularização da extensão e a necessidade de se ter um planejamento/cronograma para as avaliações desses processos pela CAACG e CCG.

Profa. Célia, em resposta às manifestações, disse que: a) reconhece a existência de problemas com matrículas de ingressantes e vem discutindo com a Vunesp formas de contorná-los. Pediu que problemas enfrentados pelas Seções Técnicas sejam relatados;  b) sobre o comunicado da reitoria de retorno às aulas presenciais, reconhece que houve ruídos na comunicação entre Reitoria e Unidades; c) sobre o regime de exercícios domiciliares, já encaminhou esclarecimentos à DTA do Ibilce, com orientação de que afastamentos inferiores a 15 dias sejam compensados com atividades; com apoio da equipe técnica, a resolução que trata desse assunto será reavaliada, e proposta será trazida à discussão para posterior divulgação a todas as Unidades; qualquer alteração de normas deve ser bem estudada de modo a levar em conta as especificidades das Unidades; d) sobre os GT, as várias demandas surgidas nos primeiros meses do ano impediram a Prograd de chamar os GT, porque os dados necessários sobre os temas não têm sido fáceis de serem levantados; desculpou-se por não ter podido cumprir a agenda programada; e) sobre orientações do Comitê Covid para retorno às aulas presenciais, está planejando uma orientação conjunta Prograd e Comitê Covid; f) sobre o descompasso nos calendários das Unidades, diferentemente da Unesp, USP e Unicamp não sofreram as consequências de atraso em seus vestibulares; foi repassada às Unidades a orientação do CEE sobre a não necessidade de cumprimento dos 200 dias letivos durante a pandemia, desde que se mantivesse o conteúdo das disciplinas; g) o retorno presencial deve ser seguido a partir do calendário das unidades para 2022; h) sobre os 20% permitidos para aulas remotas nos cursos de graduação (se em cada disciplina ou se no curso como um todo), essa é uma parte da metodologia que deve estar prevista nos planos de ensino; i) sobre o trâmite nas Unidades dos processos de curricularização da extensão, a Profa. Maria Odila (assessora da Prograd) informou que, de fato, a orientação foi de que as CPEUC analisassem a parte extensionista dos PPP; até o presente momento, a Prograd recebeu 74 processos de curricularização da extensão.  

III - ORDEM DO DIA

Foram destacados pela mesa os itens abaixo, os quais contam com manifestação favorável da CAACG (Comissão de Acompanhamento e Avaliação dos Cursos de Graduação):

Item 3. Reestruturação curricular do curso de Licenciatura em Física do Campus de Ilha Solteira para adequação às normativas do CEE.

Item 4. Alteração curricular do curso de Educação Física – Bacharelado e Licenciatura do Campus de Rio Claro para adequação às normativas do CEE.

Dados os esclarecimentos pela mesa e feitos os agradecimentos à atuação cuidadosa da CAACG, os itens foram aprovados por unanimidade. 

DISCUSSÃO GERAL

Item de discussão: Unesp - Diagnóstico preliminar e discussão sobre ações para os Cursos de Graduação da Unesp.

  1. Sobre as matrículas de ingressantes e formas de ingresso: Silvana Vidotti (Assessora da Prograd) apresentou dados ainda preliminares sobre o tema, resumidos aqui, como seguem: (i) 44 entradas (um mesmo curso pode ter mais de uma entrada, como diurno/noturno, p. ex.) preencheram 100% das vagas até a 10ª. chamada e com a chamada via ENEM; (ii) 142 entradas não preencheram todas as vagas;(iii) há relação adicional (“telebixo” aguardando convocação) ainda para 161 entradas; (iv) dos cursos que não preencheram todas as vagas até o momento, a situação mais crítica refere-se às duas entradas do Curso de Geografia de Ourinhos, com preenchimento de 13/45 vagas no diurno e 12/45 vagas no noturno; reuniões entre a Diretoria Executiva do Campus e Reitoria já estão sendo feitas para a discussão dessa situação; (v) nos anos da pandemia, não houve alteração significativa de preenchimento de vagas na 1ª chamada: o índice continua em cerca de 70%.

    Mediante esses dados, a Prograd já viabilizou nova chamada via ENEM, para 17 entradas de cursos que, no total, apresentam ainda 246 vagas disponíveis. Depois de reunidos esses dados a outros ainda em levantamento sobre as vagas de ingresso nos cursos de graduação, o assunto será levado à discussão nos GT instituídos para formulação de ações mais concretas.
  1. Sobre o trabalho de reestruturação dos cursos de Engenharia durante o ano de 2021 para atendimento às DCN e à curricularização da extensão. Maria Odila (assessora da Prograd) fez a seguinte exposição, que segue aqui resumida: (i) houve reuniões individuais com as 36 coordenações de curso para orientação de como conduzir o processo de reestruturação; (ii) houve reunião ampliada com presença de convidados de fora da Unesp (da ABENGE e da UFRN); (iii) montou-se uma Comissão de Acompanhamento das Engenharias, com 8 membros de diferentes Engenharias; (iv) para melhor acompanhamento pela Comissão, as engenharias foram divididas por áreas; (v) 17/36 cursos já entregaram seus PPP e os demais estão em fase de finalização; (vi) é positiva a avaliação dos coordenadores de curso sobre o trabalho conduzido pela Comissão.