Nova live da Adunesp, em 16/6, vai debater as dificuldades e incertezas que cercam o ensino remoto na pandemia

Nova live da Adunesp, em 16/6, vai debater as dificuldades e incertezas que cercam o ensino remoto na pandemia

Atento às questões candentes hoje na Universidade, o GT dos Fóruns de debates da Adunesp convida para uma nova live, no dia 16/6, 19h, com o tema “Ensino remoto na pandemia – Dificuldades de hoje e incertezas do amanhã”.

O objetivo é aprofundar o debate sobre o ensino remoto nas universidades, adotado inicialmente de forma emergencial como alternativa de trabalho e ensino que, diante do descontrole que ainda cerca a disseminação da Covid-19 no Brasil, segue predominante quase um ano e meio após o início das medidas de isolamento social.

Como debatedores, foram convidados:

Jean Henrique Costa, licenciado em Ciências Sociais e em Letras pela Universidade Federal do RN (UFRN) e bacharel em Turismo pela UNP. É mestre em Geografia e doutor em Ciências Sociais pela UFRN. Realizou estágio pós-doutoral na Universidad Autónoma de Ciudad Juárez, México (UACJ). É professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais e Humanas (PPGCISH/UERN). Líder institucional do Grupo de Pesquisas em Lazer, Turismo e Trabalho (GEPLAT/UERN). Fundador e editor da Revista Turismo: Estudos e Práticas - RTEP/UERN (2316-1493). Editor do Portal Geplat Edições.

Entre outros trabalhos, é um dos organizadores de “Admirável Mundo em Descontrole: As ciências sociais e a pandemia da Covid-19” (2020), pela Editora Lucel, que você confere aqui.

Lalo Watanabe Minto é graduado em Economia pela Unesp, mestre e doutor em Educação pela Unicamp. Atualmente, é docente do Departamento de Filosofia e História da Educação, da Faculdade de Educação da Unicamp, atuando nas áreas de História da Educação e Política Educacional. É pesquisador do Grupo de Estudos e Pesquisas Educação e Crítica Social (GEPECS), constituído em 2018, e coordenador da Linha ‘Trabalho e Educação’ no Programa de Pós-graduação em Educação da FE/Unicamp. É autor de ‘A educação da miséria: particularidade capitalista e educação superior no Brasil’ (2014) e ‘As Reformas do Ensino Superior no Brasil: o público e o privado em questão’ (2006).

No artigo ‘Ensino remoto: presente e futuro em disputa’, publicado no portal Universidade à Esquerda, ele discorre sobre aspectos relacionados aos tópicos que vai abordar na live da Adunesp. Confira aqui.

A apresentação e a mediação estarão a cargo da professora Dayse Iara dos Santos, vice-presidente da Adunesp.

Enfoques e tópicos

O professor Jean Henrique pretende discorrer sobre “Trabalho remoto e sofrimento na profissão docente: performance, autoalienação e controle subjetivo”, a partir dos seguintes tópicos:

  1. Pandemia e trabalho remoto
  2. Home Office: a expansão do trabalho sobre a vida privada
  3. Trabalho remoto e cooptação da subjetividade
  4. A pressão por produtividade: autoalienação e controle subjetivo
  5. "MeetFobia": ansiedade, cansaço e adoecimento no trabalho docente

Para falar sobre “Universidade remota: quem controla?”, o professor Lalo vai aprofundar os tópicos a seguir:

  1. Simplificação do trabalho docente
  2. Mudanças na forma e no conteúdo do ensino
  3. Ensino remoto como espaço para a privatização

Envie suas perguntas

A expectativa do GT da Adunesp é que a live seja assistida pelos membros da comunidade interna – servidores docentes, técnico-administrativos e estudantes – e externa.

Se você deseja fazer perguntas aos debatedores, pode enviá-las por e-mail (para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.) até o dia 15/6. Durante a live, também será possível apresentar questões.

Como assistir

A transmissão será ao vivo pelo Youtube e Facebook da Adunesp! Próximo à data, os links serão amplamente divulgados.

 

2605banner