Plenária da Adunesp vê resultado da data-base como vitória, reforça negociação no segundo semestre e aponta reivindicações para a Pauta Específica

Plenária da Adunesp vê resultado da data-base como vitória, reforça negociação no segundo semestre e aponta reivindicações para a Pauta Específica

A Plenária Estadual da Adunesp, na tarde de 24/5, avaliou o retorno das assembleias de base realizadas nos campi da Unesp e aprovou a posição da entidade em relação à negociação entre Fórum das Seis e Cruesp, em 18/5, que redundou num índice de 10,51% de reajuste para os salários em maio/2023. O percentual foi visto como uma vitória pelas assembleias de base, considerando que havia uma disposição explícita dos reitores em limitar o índice da data-base deste ano a 7,58%, correspondente à inflação dos últimos 14 meses (de março/2022, quando houve o último reajuste, a abril/2023) e que a ação dos/as representantes das entidades sindicais foi decisiva para reverter essa postura.

As assembleias da Adunesp consideram fundamental a perspectiva de nova negociação no segundo semestre, à luz do crescimento do ICMS, para avançar na recomposição das perdas e demais itens da Pauta Unificada.

Essa avaliação foi levada ao Fórum das Seis, em reunião no dia 25/5, e foi ao encontro do que havia sido aprovado em praticamente todas as assembleias de base das demais categorias das três universidades. Sobre isso, confira Boletim do Fórum. Com a aplicação dos 10,51% nos salários de maio/2023 (a serem recebidos no início de junho/2023), o índice necessário para recuperarmos o poder de compra de maio/2012 passa a ser de 14,23%.

A Plenária da Adunesp marcou a primeira atividade coletiva da nova diretoria da entidade, empossada em 22/5. A Adunesp passa a ser dirigida por Antônio Luís de Andrade (FCT/Presidente Prudente), Dayse Iara dos Santos (FC/Bauru), Angélica Lovatto (FFC/Marília), Fábio Kazuo Ocada (FFC/Marília), Milton Vieira do Prado Júnior (FC/Bauru) e Sebastião Neto Ribeiro Guedes (FCL/Araraquara). Eles destacaram as tarefas que vêm pela frente, entre elas a ampliação da participação dos docentes, em todos os campi, nas lutas coletivas, na discussão dos problemas e das perspectivas da categoria

Pauta específica

Com o desfecho da negociação com os reitores – unificada para as três universidades – abre-se agora a etapa de discussão das reivindicações específicas de cada segmento com sua respectiva reitoria.

A Plenária da Adunesp avaliou as propostas oriundas das assembleias de base sobre os itens que devem compor a Pauta Específica dos docentes da Unesp. Foram listados:

  • implantação do vale-refeição;
  • melhoria no vale-alimentação;
  • se não houver avanço na negociação salarial no segundo semestre, reivindicar abono salarial, em valores iguais pata todos os servidores docentes e técnico-administrativos;
  • ampliação das contratações e discussão dos critérios de alocação de vagas com a comunidade;
  • discussão sobre o IR retido dos retroativos dos 3% (pagos em julho/2022).           

Aguarde mais detalhes sobre os itens da pauta específica e do agendamento de reuniões entre a Adunesp e a reitoria da Unesp.