Reunião conjunta CCG/CCEC aprova minuta sobre curricularização da extensão. Confira relato dos membros do Chapão da Adunesp

Reunião conjunta CCG/CCEC aprova minuta sobre curricularização da extensão. Confira relato dos membros do Chapão da Adunesp

Texto elaborado por Comissão, que teve participação expressiva de conselheiros eleitos pelo “Chapão da Adunesp”, foi aprovado por unanimidade e seguirá para o CEPE. A minuta aprovada será divulgada em breve à comunidade.

A curricularização da extensão deverá estar implantada em todos os cursos da Unesp até 2023. Confira detalhes no relato a seguir ou no arquivo PDF, se preferir.

........................

Relato da reunião conjunta entre a CCG e a CCEC em 27/7/2021

 

Como representantes docentes na Câmara Central de Graduação (CCG) e na Câmara Central de Extensão Universitária e Cultura (CCEC), eleitos pelo Chapão da Adunesp, apresentamos abaixo nosso relato coletivo da sessão conjunta entre estes órgãos, ocorrida em 27/7/2021.

A sessão teve como ponto único de pauta a ‘Minuta de resolução que dispõe sobre a curricularização da Extensão Universitária nos Cursos de Graduação da Unesp’, acompanhada do relatório dos trabalhos da Comissão responsável pela sua elaboração. 

A reunião foi conduzida pela Pró-reitora de Graduação, Profa. Celia Maria Giacheti, que iniciou os trabalhos resgatando a participação coletiva na construção da minuta, com destaque para o papel da Comissão CCG/CCEC, ao longo do período de 25/3 a 27/7. Disse que continua aguardando apreciação da Assessoria Jurídica apenas sobre os aspectos formais da minuta, sem prejuízo da aprovação do conteúdo que advier da reunião.  Em seguida passou a palavra ao Prof. Antonio Cezar, Coordenador da Comissão mista CCG/CCEC, para proceder à condução da revisão da minuta, a partir das manifestações dos conselheiros.

O Prof. Antonio Cezar informou que a versão da minuta em discussão foi “enxugada” pela Comissão, permanecendo nela somente os princípios mais gerais, e que o detalhamento de pontos específicos constará no “Guia” que está sendo preparado pela Comissão. Em seguida, procedeu à leitura da minuta, artigo a artigo, para os possíveis destaques e correções por parte dos conselheiros.

Várias contribuições foram feitas para maior clareza da resolução, tendo sido dada maior ênfase à discussão dos artigos que tratam da avaliação das atividades de curricularização da extensão e do papel do(s) professor(es) responsável(is) por essas atividades.

Além das alterações elaboradas coletivamente na reunião, alguns conselheiros se manifestaram durante a discussão da minuta de resolução.

Silvana (Ibilce/SJRP): reforçou a necessidade de o SISPROEC e o SISGRAD de fato funcionarem adequadamente e o mais brevemente possível, de modo a não onerar ainda mais o trabalho dos Coordenadores de Cursos. Também apontou a necessidade de previsão mais clara para os recursos financeiros que permitirão a viabilização das atividades decorrentes da curricularização. Sobre esse último ponto, os dois Pró-reitores disseram que, além da previsão em artigo das disposições transitórias da resolução, o aporte financeiro constará também no PDI da Universidade.

Silvia Helena (CE/Registro): destacou sua preocupação quanto à figura do “professor(es) responsável(eis)” presente na resolução, sobretudo a sobrecarga de trabalho que pode representar aos docentes, principalmente em departamentos com déficit de contratação; essa preocupação revela ainda mais a necessidade de a Extensão constituir-se como um dos critérios de contratação docente, atualmente em discussão na Comissão de Contratação Docente.

José Carlos (FCL/Marília): fez sugestões de correções pontuais na minuta e destacou a importância de contratações docentes com base no princípio de indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão e em RDIDP.

Cláudia Prioste (FCL/Araraquara): parabenizou o trabalho de elaboração da minuta e reforçou a importância de investimentos em contratação docente por parte da Unesp, para que a efetivação da curricularização tenha, de fato, um impacto social. Enfatizou a sobrecarga de trabalho docente na atualidade e o receio de as tarefas da curricularização piorarem as condições de trabalho dos docentes. Com relação ao artigo 3º, sugeriu que os professores tenham uma equipe de apoio técnico e administrativo para auxílio dos registros das atividades de curricularização no SISGRAD e no SISPROEC. Sugeriu que esses sistemas possam permitir o cadastramento de um técnico administrativo ou de um estudante de pós-graduação que esteja atuando no projeto, a fim de realizar os registros, os quais deverão ser validados, ao final, pelo professor responsável. Sugeriu ainda que o SISGRAD e o SISPROEC tivessem a possibilidade de inclusão de outras senhas, a serem compartilhadas com os técnicos, e que não fosse a mesma senha que inclui todas as demais responsabilidades dos docentes.

Sobre integração dos sistemas SISGRAD e SISPROEC, o Pró-reitor de Extensão Universitária e Cultura, Prof. Raul Borges Guimarães, informou que equipes técnicas da reitoria ainda estão trabalhando nessa frente.

Ao final das discussões, a minuta foi aprovada por unanimidade, com o reconhecimento por parte dos conselheiros e dos Pró-reitores do trabalho dos representantes das respectivas Câmaras que atuaram na Comissão Conjunta CCEC/CCG. Alguns conselheiros reconheceram ainda a importância da gestão participativa na condução desse processo, o que, certamente, contribuiu para o êxito do resultado final. Nessa mesma direção, o Prof. Sebastião enfatizou o compromisso e a seriedade do trabalho de representação dos Conselheiros eleitos pelo “Chapão da Adunesp”. A Profa. Silvana solicitou a divulgação, o quanto antes, da minuta à Comunidade. Segundo o Pró-reitor de Extensão, a previsão é de que a minuta seja apreciada pelo CEPE ainda na reunião do mês de agosto.

Como previsto nas disposições transitórias, a curricularização da extensão deverá estar implantada em todos os cursos da Unesp até 2023 nos moldes da resolução aprovada, que deverá ser seguida inclusive pelos cursos que atualmente já têm previsão de atividades de extensão em suas grades curriculares.  

Representantes do “Chapão Adunesp”