39º Congresso do Andes será em SP e terá autonomia universitária como tema de destaque. Adunesp indica delegados em plenária dia 29/1

39º Congresso do Andes será em SP e terá autonomia universitária como tema de destaque. Adunesp indica delegados em plenária dia 29/1

O 39º Congresso do Andes – Sindicato Nacional será sediado em São Paulo, nos dias 4 a 8 de fevereiro, e terá como tema “Por liberdades democráticas, autonomia universitária e em defesa da educação pública e gratuita”. A entidade anfitriã será a Associação dos Docentes da USP – Adusp.

Nos seis dias do evento, serão realizados debates à luz da conjuntura política atual, abordando os ataques dos governos federal e estaduais à categoria docente e aos trabalhadores em geral, bem como à educação pública. O objetivo é que os delegados e observadores de todo o país definam o plano de lutas da entidade para os enfrentamentos de 2020.

Como seção sindical do Andes, a Adunesp tem direito a eleger até sete delegados ao Congresso, de acordo com seu número de filiados. A escolha dos delegados e dos eventuais observadores será feita na Plenária Estadual da Adunesp agendada para 29/1 (clique para conferir).

Pauta

O o 39º Congresso terá como pauta os seguintes temas: Conjuntura e Movimento Docente; Planos de Lutas dos Setores; Plano Geral de Lutas; e Questões Organizativas e Financeiras.

“Se considerarmos as políticas instituídas recentemente, a defesa irrestrita das universidades será o ponto comum nas várias discussões que teremos durante o congresso”, avalia Michele Schultz Ramos, da diretoria daAdusp e membro da comissão organizadora do Congresso. Para ela, a realização de um congresso do Andes em São Paulo, nesse momento político, será muito emblemático. “São Paulo sempre foi palco de grandes manifestações.”

No 39º Congresso, também serão apresentadas as chapas do processo eleitoral para a escolha da diretoria do Andes no biênio 2020-2022. As eleições do Sindicato Nacional estão previstas para maio.

Clique aqui para conferir o Caderno de Textos do 39º Congresso.