Adunesp convoca Plenária Estadual virtual para 8/7/2020

Adunesp convoca Plenária Estadual virtual para 16/7/2020

Durante a pandemia de Covid-19, a reitoria tem conduzido a Unesp como se não fôssemos afetados de inúmeras formas por ela, como se os colegiados centrais não tivessem qualquer relevância nas decisões importantes a serem tomadas nesse período crítico.

As decisões têm sido tomadas pela reitoria a partir de reuniões realizadas com diretores de unidade, embora a Adunesp e o Sintunesp tenham insistido reiteradas vezes na participação dos colegiados centrais nas discussões sobre as medidas que estão sendo implementadas para o funcionamento da Universidade durante o período de isolamento social. Há um conjunto de problemas inéditos e de imensa complexidade, que nos têm sido impostos pelas medidas de contenção da disseminação da Covid-19, cuja solução envolve uma profunda reflexão e a construção de consensos no seio da comunidade universitária.

Não podemos permitir que as soluções monocráticas propostas pela reitoria coloquem a qualidade da educação, da pesquisa e da extensão universitária em risco. Não podemos concordar que os estudantes em situação de vulnerabilidade socioeconômica, principalmente os cotistas, sejam alijados do seu direito a uma educação superior de qualidade. A eles devem ser garantidas, pelo menos, condições similares às dos demais discentes da Unesp. Não podemos aceitar a exclusão educacional dos que não têm acesso a equipamentos e ambientes adequados para o uso de tecnologia da informação (TI) necessária para acompanhar as práticas de ensino remoto. Também não podemos deixar que a reitoria nos imponha formas de interação educacionalmente empobrecidas com os nossos estudantes com acesso aos dispositivos de TI, e nos transforme em animadores instrucionais, acelerando o processo de ‘uberização’ da nossa atividade profissional.

É urgente que avancemos em nossa organização para exigir que a comunidade seja ouvida nas questões que dizem respeito ao presente e ao futuro da Unesp.

Pauta

Estes e outros temas estão na pauta da Plenária Estadual que a Adunesp vai realizar em 16/7/2020, a partir das 14h, por meio de plataforma virtual. Além disso, também serão dados informes sobre os temas discutidos nos colegiados centrais; iniciativas do Fórum das Seis (Movimento “Fora, Bolsonaro e Mourão”); debate e autorização para ajuizamento de ações judiciais pela Adunesp.

Os detalhes da pauta, especialmente o conteúdo das ações propostas, deverão ser discutidos pelas subseções locais e representantes de base da Adunespcom os docentes nos campi, de modo a trazerem um posicionamento à Plenária.