De 9 a 12/5, veja por que é importante votar nas candidatas e nos candidatos do ‘Chapão da Adunesp’

De 9 a 12/5, veja por que é importante votar nas candidatas e nos candidatos do ‘Chapão da Adunesp’

Hora de fortalecer nossa representação, ampliar conquistas e prosseguir no debate sobre os temas que interessam à universidade pública e à comunidade acadêmica

Vêm aí novas eleições para os órgãos colegiados centrais da Unesp, mandato 2022-2024. Assim como nos pleitos anteriores, a Adunesp organizou a montagem do tradicional “Chapão”, com candidatas/os que se comprometem a defender os princípios da entidade, de defesa da universidade pública e dos interesses da categoria.

O “Chapão da Adunesp” apresenta, neste boletim, suas candidatas e seus candidatos ao CADE, ao CEPE e à CCG. Para estes colegiados, todas/os as/os docentes votam para todas as vagas abertas. Já no caso das eleições ao Conselho Universitário, a divulgação e a campanha são feitas localmente, pois as/os docentes votam apenas nos nomes de sua unidade.

Atuação firme e combativa: Confira os pontos de destaque

A presença do “Chapão da Adunesp” no mandato atual tem sido firme. Eleitas/os no início da pandemia, para um mandato de dois anos, as/os conselheiras/os do “Chapão” vêm tendo uma atuação marcada pela forte defesa dos interesses da categoria docente e da comunidade como um todo, desde as condições de proteção sanitária, até a cobrança de melhores salários, benefícios e condições de trabalho.

No CADE e no CO, houve a cobrança sistemática do pagamento dos retroativos relativos aos índices não pagos pelas gestões passadas (os 3% em 2016 e os 2,2% em 2019); do aumento do vale alimentação (após a correção para R$ 1.000,00, a reivindicação agora é de equiparação com o valor pago na Unicamp, atualmente em R$ 1.270,00); da retomada da discussão sobre as carreiras; além de participação em várias comissões que tratam de temas relevantes (pandemia, terceirização, custeio das unidades, plano de saúde etc.). No CADE, a representação do “Chapão da Adunesp” indicou o nome à vice-presidência do colegiado e, também, tem participação majoritária na Comissão de Orçamento (inclusive com a presidência), o que proporcionou um rico debate na montagem do orçamento da Unesp de 2022, com avanços em todos os setores.           

No CEPE, os membros do “Chapão da Adunesp” contribuíram decisivamente para o avanço dos debates sobre novos critérios de contratação; da creditação da extensão; na suspensão do planejamento departamental durante a pandemia e na proposição de revisão dos atuais critérios de avaliação, com participação em grupo de trabalho instituído pela CPA; nas regulamentações do trabalho de docentes temporários; no reconhecimento do PIBID e Residência Pedagógica como projetos coordenados e com captação de recursos e avaliação externa, ponto de valorização das licenciaturas e da carreira docente; na revisão de normas do PAADES, entre outros. Também integraram o “GT para Acompanhamento dos Impactos da Pandemia”, criado pelo CEPE.

Na CCG, os representantes do “Chapão” atuaram com destaque: na composição da Comissão de Acompanhamento e Avaliação dos Cursos de Graduação (CAACG), responsável pela avaliação dos projetos de reestruturação e alteração curricular; no encaminhamento de discussões sobre melhorias dos cursos de graduação, com participação ativa no GT instituído para propor ações acerca de temas relacionados a vagas, formas de ingresso e relação candidato/vaga na graduação; no acompanhamento das contratações docentes e dos cursos de graduação atendidos; na elaboração de normas para a curricularização da extensão na graduação, compondo a Comissão mista CCG/CCEC; na discussão sobre as condições de oferecimento dos cursos de graduação durante a pandemia, com proposição de ações concretas; na cobrança de uma política perene para os cursos de graduação, com maiores investimentos de recursos e que extrapole a política de editais pontuais; na elaboração de normas para os vestibulares da Unesp, assumindo por princípio a preservação de vagas; dentre outros temas.

A participação dos membros do “Chapão da Adunesp” nos colegiados tem qualificado as discussões e as decisões tomadas, que afetam a vida docente em toda a Unesp.