Em carta aberta, entidades estudantis da Unesp pede suspensão das atividades

Em carta aberta, entidades estudantis da Unesp pedem suspensão das atividades

Cerca de 70 entidades estudantis da Unesp – entre diretórios, centros acadêmicos, movimentos de moradias e outros – assinam uma carta aberta dirigida à reitoria, pró-reitoria de Graduação, congregações, conselhos diretores, departamentos, conselhos de cursos e comissões permanentes de ensino. Datado de 15/4/2020, o documento externa um conjunto de preocupações e reivindicações dos estudantes com relação à forma com que as atividades universitárias estão sendo conduzidas em meio à quarentena decretada para combater a disseminação da Covid-19.

Diante das diretrizes expedidas pela reitoria, de uso do ensino à distância para a retomada das disciplinas, a carta lembra que a Universidade não foge à regra do que acontece na sociedade. “Cada vez mais estudantes não terão condições materiais, muito menos psicológicas, para seguirem com os estudos”, diz um dos trechos. Para os signatários do texto, este é o momento de suspensão do calendário letivo de forma integral, com posterior readequação, “para que se garanta minimamente a possibilidade de que os estudantes possam ser os apoios e auxílios concretos para suas famílias”.

A Adunesp já divulgou matérias e boletins com preocupações sobre o assunto. Em seu boletim Adunesp Via NET nº 180, a entidade denunciou a “implantação açodada de ensino à distância, com um enorme potencial discriminatório e excludente de estudantes em situação de vulnerabilidade, em prol de um calendário impreterivelmente vencido pela situação de pandemia mundial”.

A diretoria da Adunesp Central manifesta apoio ao documento das entidades estudantis.

Espaço no site da Adunesp

A Adunesp dedicou um espaço em seu site – “Pandemia & EAD” – para as manifestações e deliberações de departamentos, conselhos de curso, congregações, entidades estudantis e outros sobre o tema. O arquivo mais recente é a deliberação da Congregação de Assis, datada de 16/4/2020.