Nota da Adunesp sobre os fatos em Guará: Reitoria da Unesp deve restabelecer confiança e garantir normalidade institucional

Nota da Adunesp sobre os fatos em Guará: Reitoria da Unesp deve restabelecer confiança e garantir normalidade institucional

A Associação dos Docentes da Unesp (Adunesp) vem a público manifestar sua profunda preocupação diante das informações que têm circulado na mídia regional e entre membros da comunidade universitária do campus de Guaratinguetá, relativas a um docente da unidade, envolvendo denúncias graves por armazenamento de conteúdo de pornografia infantil em computador da instituição, e referências a decisões judiciais que vêm sendo amplamente mencionadas.

Sem prejuízo do respeito ao devido processo legal e às garantias individuais, a Adunesp destaca que a natureza das informações divulgadas, bem como seus possíveis desdobramentos, tem provocado um ambiente de insegurança, apreensão e sofrimento entre estudantes, docentes, servidores e demais frequentadores da Universidade.

A Adunesp entende que situações dessa gravidade exigem posicionamento institucional claro e ação diligente por parte da Reitoria da Unesp, no sentido de resguardar a integridade da comunidade universitária e assegurar condições adequadas de convivência, o que até o momento não foi feito, uma vez que permanece o docente em atividade em suas tarefas no campus.

Nesse contexto, a Adunesp insta a Reitoria a adotar, com urgência, todas as medidas administrativas e legais cabíveis, dentro dos marcos do Estado Democrático de Direito, de modo a restabelecer a confiança, a normalidade institucional e o compromisso público da Universidade com padrões éticos compatíveis com sua função social.

A proteção da comunidade acadêmica deve ser tratada como prioridade institucional, ao mesmo tempo em que se garantem os direitos fundamentais de todas as partes envolvidas.

Por fim, a Adunesp manifesta solidariedade a todos os que se sintam atingidos pela situação relatada e reitera seu compromisso com a construção de um ambiente universitário seguro, digno e baseado no respeito mútuo e livre de assédio.

Solidariedade aos assediados e aos pais e mães dos estudantes de graduação, do Colégio Técnico e do CCI!!!

As situações de violência denunciadas são inadmissíveis!!!

Assédio moral e assédio sexual são crimes contra a humanidade!!!

São Paulo, 1º de abril de 2026.
Diretoria da Adunesp Central