Sobre a consulta da CEC às Congregações e Conselhos Diretores e a propósito do Parecer Unesp AJ 204/2020

Sobre a consulta da CEC às Congregações e Conselhos Diretores e a propósito do Parecer Unesp AJ 204/2020

Após a reunião do Colégio Eleitoral da Unesp, em 26/6/2020, que escolheu os membros da Comissão Eleitoral Central (CEC) para conduzir o processo de consulta à comunidade com vistas à sucessão reitoral, ocorreram alguns fatos que merecem análise. 

No dia 29/6, a CEC reuniu-se e encaminhou à Secretaria Geral da Unesp um conjunto de propostas de regulamentação eleitoral, solicitando a ela que repassasse o material às congregações e conselhos diretores. Estas, por sua vez, terão até o da 17/7 para enviar à CEC suas sugestões e contribuições, que as sistematizará e levará a nova reunião do Colégio Eleitoral, em 30/7. Caberá ao Colégio Eleitoral aprovar o texto final das regras.

Ocorre que, poucos dias depois, sete diretores/as de unidade, temerosos com o risco de democratização do processo de consulta à comunidade presente na proposta da CEC, encaminharam “denúncias” à Secretaria Geral. E é sobre o “parecer” da Assessoria Jurídica da Unesp, chamada a opinar, que trata este texto da Adunesp, além de expor novamente as propostas originalmente encaminhadas pela CEC.

Clique para conferir todos os detalhes no Boletim Adunesp viaNET 184