Ação do VA/Substitutos: Andamento e alerta contra possíveis golpes 

Ação do VA/Substitutos: Andamento e alerta contra possíveis golpes 

Conforme a Adunesp já divulgou amplamente, a ação judicial que pleiteia o pagamento dos retroativos do vale-alimentação aos/às docentes substitutos/as que atuavam na Unesp entre 1/8/2017 e 8/5/2020 já teve trânsito em julgado e entrou na fase de cálculos e execução.

As ações de cumprimento de sentença já estão sendo ajuizadas com o cálculo individualizado, o que deve se encerrar até o fim dessa semana para todos aqueles que enviaram a documentação.

Como explica a advogada Lara Lorena, é difícil determinar prazos, a partir de agora, para que o/a docente receba os valores aos quais tem direito. Depois dos cálculos, o juiz abre prazo para que a Unesp concorde ou não com os valores. Se não houver concordância, o processo segue para a contadoria judicial, até o juiz homologar o valor final.

Alerta contra golpes 

A advogada Lara Lorena também alerta que os/as docentes devem ter cuidado com tentativas de golpe nesta fase. Se receber qualquer contato solicitando que faça "depósitos de valores”, a pretexto de “viabilizar o recebimento dos retroativos”, DESCONSIDERE, pois se trata de golpe! Quando chegar o momento de receber os seus direitos, o/a docente não precisará fazer NENHUM depósito. 

Para convencer os/as docentes, os golpistas citam dados pessoais e até indicam que liguem para alguns telefones, para esclarecer dúvidas. Obviamente, os números indicados são atendidos por pessoas vinculadas ao golpe.

Se receber algum contato com esse teor, escreva imediatamente para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Ainda não enviou documentos e deseja fazê-lo? 

Caso você tenha trabalhado na Unesp (em qualquer unidade) como docente substituto/a no período de 1/8/2017 e 8/5/2020, tem direito aos retroativos referentes ao vale-alimentação. 

Isso porque a Adunesp venceu uma ação que obrigou a Unesp a voltar a pagar o vale-alimentação integral aos/às substitutos/as, o que vem ocorrendo desde maio/2020. A ação atual refere-se aos retroativos anteriores a esta data (de 1/8/2017 a 8/5/2020).

Para entender melhor e ver quais documentos precisa enviar, caso deseje fazer parte da ação, acesse: 

https://adunesp.org.br/noticias/acao-do-va-substitutos-acao-transita-em-julgado-e-tem-inicio-fase-de-calculos-e-execucao