Adoção de ações afirmativas na docência: Fórum das Seis convida para seminário da Adusp na terça, 23/8, 17h

Adoção de ações afirmativas na docência: Fórum das Seis convida para seminário da Adusp na terça, 23/8, 17h

Na terça-feira, 23/8, às 17h, acontece o seminário “Ações afirmativas na docência da USP: um caminho possível”. A atividade é uma iniciativa do GT Diversidades da Adusp e do Grupo de Docentes Negros e Negras da USP.

No momento em que as três universidades estaduais retomam as contratações docentes, praticamente congeladas desde 2014, o Fórum das Seis considera relevante iniciar e aprofundar o debate sobre as ações afirmativas também neste âmbito e, por isso, convida todos e todas os/as interessados/as a participarem do evento.

A mesa será composta por Marcelo Pinto da Silva, pró-reitor de Ações Afirmativas da Universidade do Estado da Bahia (Uneb), e Luciana de Oliveira Dias, professora associada da Universidade Federal de Goiás (UFG), da qual é a atual secretária de Inclusão. A mediação do debate ficará a cargo do professor Celso Eduardo Lins de Oliveira, 2º vice-presidente da Adusp.

“É necessário pensar ações afirmativas não de forma localizada ou pontual, mas sim de maneira contínua e transversalizada em todas as práticas institucionais da universidade”, defende Oliveira.

Em entrevista ao Informativo Adusp, a professora Luciana Dias ressaltou que a sociedade brasileira ainda está ancorada no racismo estrutural, uma vez que “a base que sustenta as relações sociais é discriminatória”. A docente lembra que as ações afirmativas vêm sendo aplicadas nas universidades públicas brasileiras desde o início dos anos 2000, modificando expressivamente o corpo discente das instituições. Ela considera fundamental a maior presença de docentes negros e negras, porque eles e elas “podem alterar estruturas curriculares, provocar mudanças de atitude e pluralizar verdadeiramente os espaços das universidades”.

160822b2

 
Serviço

O seminário será realizado na sala 24 do prédio das Ciências Sociais da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH), campus Butantã da USP, às 17h.

Não é necessário inscrever-se previamente para participar do evento. Não haverá transmissão online, mas o debate será gravado e ficará disponível posteriormente no canal da Adusp no YouTube, em