Adunesp subscreve moção de apoio à deputada Isa Penna e repúdio ao assediador Fernando Cury

Adunesp subscreve moção de apoio à deputada Isa Penna e repúdio ao assediador Fernando Cury

O Fórum das Seis – que congrega as entidades sindicais e estudantis da Unesp, Unicamp, USP e Centro Paula Souza (Ceeteps) –, soma-se às dezenas de manifestações públicas de repúdio e repulsa à atitude do deputado estadual Fernando Cury (Cidadania/SP), que assediou pública e ostensivamente a deputada Isa Penna (PSOL).

O lamentável episódio foi transmitido ao vivo pelas câmeras da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp), na noite de 16/12/2020, no transcurso da 65ª Sessão Plenária Extraordinária da casa, que tinha na pauta, naquele momento, a votação do PL 627/2020, a Lei Orçamentária Anual (LOA) para 2021.

Inaceitável em qualquer ambiente, privado ou público, o assédio cometido contra a deputada é ainda mais grave por ocorrer numa casa de leis, que deveria ser um espaço público de representatividade. Além de escancarar uma conduta machista e ignóbil do deputado, a agressão pode ser entendida como um recado a todas as mulheres, de que não devem ocupar espaços públicos que, afinal, sempre pertenceram aos homens. Ainda mais se forem mulheres vinculadas aos movimentos sociais, de esquerda ou negras.

A “mão boba” do deputado – ou o “simples abraço”, como qualificado por ele em discurso na tribuna da Alesp – é a mesma que ataca mulheres nos locais de trabalho, nas ruas, no transporte coletivo. Segundo a pesquisa “Viver em São Paulo: Mulher”, realizada pela Rede Nossa São Paulo em parceria com o Ibope Inteligência, divulgada em março deste ano, 63% das paulistanas relatam ter sofrido algum tipo de assédio em locais públicos.

Num cenário em que governantes naturalizam agressões como essa – assim como as praticadas contra negros, homossexuais e outros – é urgente uma reação da sociedade.

O Fórum das Seis solidariza-se à deputada Isa Penna e conclama todas e todos a manifestarem-se pela cassação do deputado.

Abaixo-assinados:

Organizado pelo mandato da deputada
https://www.feminista.me/justicaportodas?fbclid=IwAR3WpwzGcTWDbUrVx165DGouW5l043ro9t1KQrue0U_N3j_JUNL3r1ODf9g

Publicado na plataforma Change.Org 
http://chng.it/zzx2L54g  

São Paulo, 18 de dezembro de 2020.
Fórum das Seis