Chapão da Adunesp informa o que foi discutido e deliberado na primeira sessão da CCG em 2021

Chapão da Adunesp informa o que foi discutido e deliberado na primeira sessão da CCG em 2021

A Câmara Central de Graduação (CCG) da Unesp teve sua primeira sessão em 2021 no dia 4 de fevereiro, realizada pelo aplicativo Google Meet, já sob a condução da nova pró-reitora de Graduação (Prograd), a professora Celia Maria Giacheti.

Os membros do Chapão da Adunesp produziram um relato dos pontos discutidos e encaminhados. Clique para acessar a pauta.

Leia a íntegra a seguir ou clique aqui para conferir o relato em PDF.

.................................................................................

Relato da reunião da Câmara Central de Graduação (CCG) de 04/02/2021

 

Prezados colegas,

Como representantes docentes junto à CCG, eleitos pelo “Chapão da Adunesp”, apresentamos abaixo nosso relato coletivo da reunião ordinária ocorrida em 04/2/2021.

 

II - Comunicações da presidência

  1. Por ser a primeira reunião de sua gestão, a Pró-reitora, Profa. Celia Maria Giacheti, apresentou-se aos conselheiros, expondo sua atuação na Unesp;
  2. Comentou sobre a transição de gestão da Prograd.
  3. Destacou que ainda está montando o quadro de assessores da Prograd, nomeando os já em atuação e os que foram conduzidos da gestão anterior.
  4. Dentre os vários temas tratados com sua equipe gestora, comentou: (a) situação dos cursos de graduação frente a pandemia, em diálogo com o Comitê Covid-19: mesmo com a autonomia das Unidades, disse que gostaria de ter visão de todas as Unidades, frente a mudança de fase da pandemia no estado de SP; fez levantamento do calendário de cada unidade, que está sendo planejado em alinhamento com as diretrizes do Comitê Covid-19; sobre o retorno presencial, considera que ainda não é momento; b) em relação aos calouros, comentou a autorização para realização do vestibular e os cuidados sanitários que foram seguidos; houve 16,3% (média geral) de abstenção no vestibular, e considera que foi atingida a meta de realizar um vestibular seguro; houve redução na proporção candidato/vaga, e o assunto deve retornar à discussão na CCG; c) a continuidade de distribuição de chips aos alunos; d) como primeira ação da gestão, fez levantamento da realidade dos cursos nas unidades e suas demandas; está abrindo agenda de reunião com os cursos, por área e com cursos específicos; nessas ações prevê discussões para o reconhecimento do trabalho do professor nesse período de pandemia; e) consoante o PDI e para atender demandas, pretende lançar editais específicos para os cursos de graduação, dar continuidade ao processo de reestruturação dos cursos e à creditação da extensão (já prorrogada para 12/2022) nos currículos dos cursos, com retomada de discussão da minuta sobre este último tema; f) a situação de formandos frente ao Enade 2020: nenhum aluno tem pendência; g) sobre o censo do ensino superior, a equipe está acompanhando o processo; h) o parecer do CEE de reestruturação curricular durante a pandemia para atendimento às Diretrizes Curriculares de cursos (prazo prorrogado para 2023); i) o sistema de apuração de resultados da avaliação de disciplinas: ainda não tem os resultados de 2020; j) avaliação de cursos 2021: serão divulgadas, além do “estrelamento”, também notas de critérios específicos de avaliação; k) a ampliação do quadro de olimpíadas para ingresso nos cursos de graduação; l) para 2021, a verba para os Núcleos de Ensino está garantida e logo será lançado edital específico. Para finalizar, disse esperar que sua gestão seja uma gestão participativa.
  5. Ao final, propôs e foi aprovada a retirada de pauta do item 3, referente à reestruturação do curso de Letras da FCL/Ar.

 

III – Comunicações dos membros

  1. Profa. Silvia Helena (CER): cumprimentou a Pró-reitora pela investidura no cargo e, em nome de todos os representantes docentes da CCG, desejou uma excelente gestão. Manifestou, também, atenção para os chips da Tim destinados aos alunos sem acesso à internet, pelo fato de existir um compromisso no contrato pela operadora em garantir acesso em todos os locais pelos alunos. A professora destacou que, a exemplo do que ocorre no Vale do Ribeira, devido ao relevo acidentado, a conexão é ineficaz. Muito embora tenha ocorrido a aquisição dos chips, eles apresentam sinal de internet ruim. Também comentou, que após a leitura da nova DCN das Engenharias, apesar de apresentar uma visão simplória e otimista, acredita que, por termos muito bons cursos das Engenharias com excelentes Projetos Pedagógicos, não teremos muitas dificuldades na realização das adequações dos Projetos às DCN. A Presidenta lembrou que aquisição de chips depende sempre do resultado de licitações, mas pediu que as demandas sejam comunicadas à Prograd.
  2. Prof. Carlos Razzino (FEG): solicitou que a PROGRAD encaminhe discussões acerca da flexibilização de critérios para seleção de alunos para os grupos PET, tendo em vista as dificuldades enfrentadas pela FEG a esse respeito. A Presidenta afirmou que já existe discussão a esse respeito em andamento.
  3. Profa. Claudia Prioste (FCL/Ar): cumprimentou a nova Pró-Reitora e a equipe dando-lhesboas vindas, agradeceu a retirada de pauta da reestruturação do curso de Letras para que seja reencaminhado com informações mais adequadas; solicitou a continuidade dos plantões de dúvidas da Prograd para docentes que ainda enfrentam dificuldade com o ensino remoto; reforçou a importância de que essa pró-reitoria lute pela contratação de docentes efetivos como forma de garantir a qualidade dos cursos de graduação da UNESP.

 

ORDEM DO DIA

A ordem do dia foi aprovada, com destaque dos itens 1, 6, 7, 8 10 e 11, apresentados a seguir.

 

Item 1. Reestruturação curricular do curso de Pedagogia (Unesp/Ibilce).

A Presidenta esclareceu que o destaque da mesa se deveu apenas à necessidade de esclarecimento sobre o processo, porque ele se iniciou na gestão anterior.  Leu o parecer da relatora e colocou em votação, tendo o processo sido aprovado por unanimidade.

Profa. Silvana (Ibilce): deu esclarecimentos sobre a condução do processo, lembrando que os alunos, por orientação da Prograd, já serão matriculados, independentemente da aprovação do CEPE. A Presidenta esclareceu que a nova estrutura curricular já havia sido inserida no SisGrad, o que permitirá a matrícula dos alunos.

 

Item 6. Indicação de representante da CCG junto à CCD.

Prof. Sebastião Carlos: em acordo com os demais representantes, indicou o nome da Profa. Silvia Helena (CER). Aprovação por unanimidade.

Item 7. Recomposição da Comissão Assessora Permanente de Revalidação de Diploma. O assunto foi retirado de pauta, tendo em vista que a recomposição da Comissão apresentada não estava completa.

Item 8. Recomposição da Comissão de Acompanhamento e Avaliação dos Cursos de Graduação, em vista do desligamento, a pedido, dos representantes das áreas de Letras, Linguística e Artes (LLA) e de Saúde.

Foram indicados pela mesa os nomes da Profa. Luciana Pinato (FFC-Marília, pela Área de Saúde,) e da Profa. Luciani Tenani (Ibilce-Rio Preto, pela área de LLA). Por parte dos representantes docentes na CCG, foram indicados os nomes da Profa. Aila Rocha (FFC-Marília, atual representante da Área de Saúde na CCG) e da Profa. Lúcia Regiane Lopes Damásio (FCL-Assis, pela área de LLA). Confrontados em votação as indicadas a representante em cada uma das áreas, foram aprovados os nomes indicados pelos representantes docentes: Aila Rocha (com 10 votos favoráveis e 1 abstenção) e Lúcia Regiane (com 12 votos favoráveis e 1 abstenção).

Na sequência, a Presidenta indicou o Prof. Fernando Ferrari Putti (Tupã) para presidir a Comissão, que contará com a assessoria de Silvana e Lúcia, da Prograd.

 

Item 10. Recurso a pedido de dilação de prazo de aluno do curso de Engenharia da FEG

Prof. Carlos Razzino (FEG): resumiu o conteúdo de seu parecer, apontando que, de acordo com a informação técnica da Prograd, não foi designado tutor para acompanhar o aluno, e que solicitou discussão do assunto, para que não se criem precedentes para casos similares futuros. Além disso apontou divergências no processo acerca dos créditos restantes para a integralização do curso e pediu atenção da Prograd para esse ponto do processo. O pedido de dilação de prazo foi aprovado (12 favoráveis; 1 abstenção), em que pese o parecer contrário dos colegiados locais.

Item 11. Transferência de disciplinas entre os Departamentos de Produção Animal e de Produção Vegetal de Dracena.

Prof. Carlos Razzino (FEG): como relator do processo, esclareceu que junto ao pedido de transferência de disciplinas um dos Departamentos solicita inclusão de 3 disciplinas optativas. Destacou que seu parecer é favorável à transferência das disciplinas, mas entende que deveria ser excluída a inclusão das disciplinas optativas, pois esse é assunto de âmbito da Unidade e não da CCG, posição reforçada pelo Prof. Sebastião Carlos e Profa. Silvia Helena. Foi aprovada a transferência das disciplinas, devendo a inclusão de disciplinas retornar à Unidade para apreciação e aprovação dos colegiados competentes, sem necessidade de o assunto ser remetido à CCG (10 favoráveis e 3 abstenções).

 

 

Cristiane Ottoni

Pelos representantes docentes junto à CCG