Companheiro Neder, presente! Adunesp homenageia o defensor incansável da saúde e da educação públicas

Companheiro Neder, presente! Adunesp homenageia o defensor incansável da saúde e da educação públicas

A Adunesp subscreve nota de pesar do Fórum das Seis, em lamento a uma perda irreparável. No dia 25/9/2021, partiu um grande batalhador pelas causas sociais. O médico, vereador por várias legislaturas na capital e ex-deputado estadual Carlos Neder foi mais uma vítima da pandemia de Covid-19.

Como assinala o Coletivo Cidadania Ativa, do qual fazia parte, Neder “trilhou um caminho de lutas e sonhos que tão bem ele construiu e representou desde a década de 1970 junto aos movimentos populares de saúde, em defesa do SUS” e parte “em consequência de uma política genocida que promoveu a morte de mais de 590 mil pessoas amadas.”

A defesa da saúde pública foi uma de suas bandeiras mais caras. No final dos anos 70, Neder integrou ativamente o movimento pela saúde na zona leste de São Paulo, um dos movimentos precursores do que viria a ser o SUS mais de uma década depois. Nascido em Campo Grande, ele havia se mudado para São Paulo para cursar Medicina na USP. Anos depois, tornou-se mestre em Saúde Pública pela Unicamp. De 1990 a 1992, foi secretário municipal da Saúde do governo de Luiza Erundina.

Em sua passagem pela Assembleia Legislativa, Neder foi companheiro fiel das lutas do funcionalismo público. Foi coordenador da Frente Parlamentar em Defesa das Universidades Públicas no Estado de São Paulo e da Frente Parlamentar em Defesa dos Institutos de Pesquisa e Fundações Públicas, entre outras iniciativas.

O Fórum das Seis solidariza-se com familiares, amigos e companheiros de jornada. A continuidade da luta pelos ideais que Neder defendeu será, sem dúvida, a maior homenagem que podemos fazer a ele.

Companheiro Neder, presente!