De 15 a 18/3, vamos ampliar a bancada do Chapão da Adunesp na CCG e no CADE

De 15 a 18/3, vamos ampliar a bancada do Chapão da Adunesp na CCG e no CADE

É hora de fortalecer a defesa da universidade pública e da participação efetiva e democrática da comunidade docente nas decisões sobre os rumos da Unesp. De 15 a 18 de março de 2021, acontecem eleições complementares para alguns colegiados centrais da nossa Universidade. O Chapão da Adunesp apresenta candidatas/os em duas destas vagas: na Câmara Central de Graduação (CCG) e no Conselho de Administração e Desenvolvimento (CADE):

CCG – Subárea de Ciências Agrárias
(T) Flavia de Almeida Lucas (FMVA – Araçatuba)
(S) Luiz Claudio Nogueira Mendes (FMVA – Araçatuba)

CADE – Subárea de Ciências Agrárias
(T) Luiz Claudio Nogueira Mendes (FMVA – Araçatuba)
(S) José Paes de Oliveira Filho (FMVZ – Botucatu)

Os eleitores são todos os docentes da Universidade.

Quer conferir esta matéria em formato de boletim? Clique aqui.

A importância de fortalecer o Chapão

Os representantes do Chapão da Adunesp eleitos para os colegiados centrais da Unesp em 2020 estão tendo uma forte e coesa atuação desde que tomaram posse.

Os temas discutidos nestes órgãos são fundamentais no dia a dia da categoria docente e da Universidade. Entre eles, estão as reformas acadêmica e administrativa, que tramitaram durante a última gestão de forma por vezes truculenta e antidemocrática, com vários recuos da reitoria devido à contestação de alguns campi e, certamente, graças à enorme resistência dos eleitos e eleitas do Chapão da Adunesp para os colegiados e comissões centrais, que atuam em sintonia com os eleitos do Chapão Sintunesp/Associações.

As reformas, provavelmente, também serão pautadas pela reitoria atual, e é importante que os novos gestores encontrem nos colegiados conselheiros e conselheiras independentes e dispostos a defender os legítimos interesses da comunidade unespiana nessas instâncias.

 A retomada das atividades presenciais, tema de suma importância para a comunidade, não vinha sendo discutida nos colegiados centrais, a não ser para informes gerais. Neste início de mandato, por reivindicação dos nossos sindicatos, estamos conquistando espaços para a discussão efetiva dos problemas, como é o caso das sessões temáticas CO/CADE/CEPE, a primeira realizada em 3/3 para debater a pandemia e a Universidade.

Dadas as inúmeras possíveis consequências e riscos que envolve, a retomada presencial deve ser discutida em profundidade com todos os atores envolvidos, inclusive nos colegiados centrais, o que amplia ainda mais as responsabilidades dos atuais conselheiros e dos que virão.

No CADE, é imperioso que reforcemos a presença de conselheiros e conselheiras independentes e comprometidos com um modelo de universidade pública que valorize e defenda sua autonomia de gestão financeira e administrativa, consagrada na Constituição de 1988 e tantas vezes atacada por governos interessados em descaracterizá-la, infelizmente com a cumplicidade de muitos reitores. O fortalecimento da CCG é fundamental para consolidar o seu papel como definidora de políticas de graduação.

Por que escolher as candidatas e os candidatos do Chapão da Adunesp?

  • Porque se comprometem com o aprofundamento da democratização das instâncias de participação da comunidade e das estruturas de poder universitárias;
  • Porque se comprometem a debater previamente os temas em pauta nos colegiados, divulgando os seus desdobramentos à categoria após as sessões;
  • Porque vão lutar em defesa da educação pública e contra todas as medidas que confisquem direitos e arrochem os salários de servidores docentes e técnico-administrativos da Unesp!
  • Porque representam a diversidade e os interesses dos diferentes campi da Unesp.

...quer conhecer mais propostas? Confira a íntegra da Carta Programa em adunesp.org.br , no item “Chapão da Adunesp