Defesa da universidade pública e da comunidade acadêmica – CHAPÃO DA ADUNESP elege 100% de seus candidatos no CEPE, CADE e CCG 

Defesa da universidade pública e da comunidade acadêmica – CHAPÃO DA ADUNESP elege 100% de seus candidatos no CEPE, CADE e CCG 

Passada a apuração das eleições aos órgãos colegiados centrais da Unesp, realizadas nos dias 9 a 12 de maio de 2022, a grande vencedora é a nossa Universidade. Todas/os as/os candidatas/os apresentadas/os pelo Chapão da Adunesp ao CEPE, CADE e CCG foram eleitas/os. 

Esse grupo de novas/os representantes, formado por docentes lotadas/os na maior parte das unidades da Unesp, e com diferentes graus de experiência na política universitária (muitas/os já pertencentes ao mandato que se encerra), terá um trabalho de grande relevância pelos próximos dois anos, assumindo o compromisso de defender, em cada um destes colegiados, as posições políticas e propostas que traduzem a defesa da universidade pública e da comunidade acadêmica, o resgate do nosso ethus acadêmico e a dignidade do trabalho docente. 

A Adunesp reconhece a enorme contribuição de cada um dos representantes do Chapão que encerram seus mandatos e não seguirão no próximo, devido especialmente à limitação de dois mandatos seguidos no órgão colegiado, e sabe que continuarão contribuindo com a Universidade em outros âmbitos e com o Chapão.      

A situação no CO 

No Conselho Universitário (CO), a eleição das/os representantes docentes se dá de modo diferente, pois cada unidade universitária elege uma dupla de titular/suplente. 

Várias/os das/os eleitas/os neste pleito identificam-se com os princípios defendidos pelo Chapão e, a partir de sua posse, certamente irão enriquecer as discussões neste colegiado.

Adunesp agradece e conclama 

A Adunesp agradece por esta nova vitória obtida pelo Chapão, que repete a performance das eleições de 2020, em clara demonstração de que predomina na categoria docente a firme disposição de fortalecer o seu Sindicato e fazer avançar o debate democrático e socialmente referenciado sobre o caráter público da nossa Universidade. As eleitas e os eleitos darão continuidade às importantes discussões que têm ocorrido nestes colegiados, que se relacionam à função da universidade pública, às questões acadêmicas (extensão na graduação, avaliação institucional, valorização das licenciaturas e da carreira docente); às vagas e aos cursos; às condições de trabalho da categoria; à defesa de melhores salários e benefícios; entre outros temas.

Assim como no mandato que se encerra, as/os conselheiras/os eleitas/os pelo Chapão da Adunesp vão se articular e convidar todas/os as/os membros dos colegiados não eleitos pelo Chapão para somar juntas/os na defesa da Universidade e da comunidade acadêmica, seguindo a sua honrosa tarefa de representar a categoria docente, debatendo previamente a pauta de cada reunião e divulgando os desdobramentos das sessões dos colegiados.