Reunidas em 7/8/2024, as entidades que compõem o Fórum das Seis, entre elas a Adunesp, emitiram moções de apoio a duas importantes lutas: dos servidores da Unesp, pela equiparação salarial, e da comunidade das ETECs e FATECs, por direitos e contra o desmonte do Centro Paula Souza.
Confira:
Apoio à luta das servidoras e dos servidores técnico-administrativos em greve na Unesp. EQUIPARAÇÃO É DIREITO!
O Fórum das Seis – que congrega as entidades sindicais e estudantis da Unesp, Unicamp, USP e Centro Paula Souza (Ceeteps) – reunido em 7/8/2024, manifesta integral apoio e solidariedade aos/às servidores/as técnico-administrativos/as da Unesp, em greve por tempo indeterminado desde 5/8/2024.
A principal reivindicação é a equiparação salarial da categoria com os colegas da USP. Embora realizem o mesmo trabalho, os trabalhadores e trabalhadoras da Unesp ganham menos.
Enquanto a isonomia salarial é garantida para a categoria docente, o que é justo, o mesmo não acontece com o segmento técnico-administrativo. A gestão do reitor Pasqual Barretti montou, em 2022, uma comissão entre reitoria e sindicato para estudar e construir propostas com vistas à equiparação salarial dos técnico-administrativos da Unesp com os das universidades irmãs, o que trouxe alguns avanços, como a concessão de duas referências após uma forte greve em agosto de 2023, e de uma referência em 2024. No entanto, o cenário econômico, com sucessivas altas na arrecadação do ICMS neste ano, mostra que é possível e necessário ir além.
O Fórum das Seis insta a reitoria da Unesp a avançar na equiparação e definir um plano para concluí-la. A Universidade tem condições financeiras para tanto, inclusive por haver construído sólidas reservas a partir, também, das perdas salariais de seus servidores técnico-administrativos e docentes dos últimos anos, da ausência de contratações, da defasagem com os/as técnico-administrativos/as da USP.
TODO APOIO AO MOVIMENTO! IGUAL TRABALHO, IGUAL SALÁRIO!
São Paulo, 7 de agosto de 2024.
Fórum das Seis
..........
Apoio à paralisação da comunidade das ETECs e FATECs em 15/8: Luta por direitos e contra o desmonte do Centro Paula Souza
O Fórum das Seis – que congrega as entidades sindicais e estudantis da Unesp, Unicamp, USP e Centro Paula Souza (Ceeteps) – reunido em 7/8/2024, manifesta integral apoio e solidariedade aos/às professores/as e funcionários/as das escolas técnicas (ETECs) e faculdades de tecnologia (FATECs), que preparam uma greve de 24 horas para o dia 15 de agosto. O protesto, organizado pelo Sinteps, entidade que integra o Fórum das Seis, é parte da reação contra a política de desmonte do Centro Paula Souza (Ceeteps), autarquia que administra as ETECs e FATECs.
O Fórum das Seis apoia as reivindicações da categoria, entre elas o reajuste salarial, a revisão da carreira implantada em 2014 e que deixou para trás muitos direitos importantes e o pagamento do Bônus Resultado (um valor que o governo paga anualmente aos trabalhadores da Educação, mas não anunciado ao Ceeteps até agora).
Os/as trabalhadores/as do Centro também denunciam o fechamento de cursos e de vagas públicas, quase sempre em prejuízo das famílias, professores e alunos, ao mesmo tempo em que o governador Tarcísio e o secretário da Educação Renato Feder criam 100 mil vagas de ensino técnico na rede estadual, com contratações precárias de docentes, baixíssimo investimento e ausência de infraestrutura.
Eles também reivindicam mais recursos para o Centro Paula Souza, lembrando que, embora estejamos no estado mais rico do país, o governo ignora a situação precária de funcionamento em muitas unidades, que sofrem com a falta de infraestrutura física e laboratorial adequada, com a desvalorização dramática dos salários e das condições de trabalho.
O Fórum das Seis insta a Superintendência do Centro, o Secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação e ex-reitor da USP, Vahan Agopyan, e o Governador Tarcísio de Freitas, que abram negociações com o sindicato da categoria.
São Paulo, 7 de agosto de 2024.
Fórum das Seis