Fórum das Seis cobra do Cruesp agendamento de reunião técnica. GT Verbas calcula índice para repor maio/2012

Fórum das Seis cobra do Cruesp agendamento de reunião técnica. GT Verbas calcula índice para repor maio/2012

A coordenação do Fórum das Seis enviou ofício ao Conselho de Reitores (Cruesp), indagando a data da reunião técnica entre as partes, prevista para setembro. O documento lembra que a realização da reunião foi acordada durante a negociação entre Fórum das Seis e Cruesp, em 18/5/2023, e reafirmada no encontro com o presidente do Cruesp, professor Pasqual Barretti, em 22/6/2023.

O objetivo do Fórum é debater com os técnicos do Cruesp a evolução do cenário econômico neste segundo semestre, aí incluída a arrecadação do ICMS, imposto do qual derivam os recursos às universidades. Após a reunião técnica, há o compromisso do presidente do Cruesp em agendar uma reunião com o Fórum em outubro. Nela, além das perdas salariais em aberto, a intenção é discutir o restante da Pauta Unificada, que contém itens como a valorização dos níveis iniciais das carreiras, permanência estudantil, condições de trabalho etc.

O financiamento das universidades estaduais também está entre os temas que o Fórum deseja debater com os reitores, especialmente frente à possibilidade iminente de reforma tributária no país.

 

Poder aquisitivo de maio/2012

Cálculos do GT Verbas da Adusp (grupo de trabalho integrado por representantes das demais entidades do Fórum) mostram que o índice necessário para recuperarmos o poder aquisitivo de maio/2012 é de 13,82% (quadro e gráfico abaixo). O prejuízo pela inflação não paga neste período corresponde a 18,8 salários!

150923a1

150923a2