A partir dos indicativos apontados pelas categorias na última rodada de assembleias de base, as entidades que compõem o Fórum das Seis, entre elas a Adunesp, lançaram um abaixo-assinado virtual para reivindicar a retomada do diálogo e das negociações no âmbito da data-base 2025, bem como o efetivo funcionamento dos grupos de trabalho (GT) sobre Permanência Estudantil e Previdência.
No caso do primeiro GT, o objetivo é construir uma política única de gratuidade ativa nas três universidades estaduais paulistas; no outro, a meta é realizar um diagnóstico do comportamento das aposentadorias a partir das seguidas reformas previdenciárias e debater os problemas relacionados.
Para assinar, entre em https://forms.gle/CtpKX5tUfZmUZyxt5. O Forms estará aberto até 15/7/2025.
Há uma grande insatisfação na categoria com os resultados da data-base deste ano. O índice de 5,51%, aplicado sobre os salários de maio, limitou-se à inflação do ano e não avançou na recuperação do poder de compra de maio/2012, como reivindicado na Pauta Unificada de 2025. Intransigentes, os reitores sequer concordaram em discutir a contraproposta apresentada pelo Fórum das Seis na reunião de 26/5, de que o reajuste ficasse em 8%, o que significaria a inflação do ano + uma pequena reposição de perdas. Ressalte-se que os 8% levam em conta a previsão mais pessimista dos técnicos do Cruesp para a arrecadação do Imposto sobre Circulação de Mercadorias (ICMS) em 2025, de R$ 177 bi. Se terminar nesse patamar, o ICMS terá um crescimento de 7,2% em relação a 2024. Se os R$ 181,8 bi previstos pela Secretaria da Fazenda forem alcançados, “caberia” um reajuste salarial de 10,8% nesta data-base.
Em vez de apostarem na valorização de todos e todas, os reitores preferiram optar pelo achatamento salarial, anunciando correções em benefícios que não se incorporam aos salários, não vão para a aposentadoria e não contemplam os/as aposentados/as. Agindo desse modo, o Cruesp se coloca no mesmo caminho das sucessivas reformas da previdência, que têm imposto duras penas a todos os trabalhadores inativos de todas as categorias, e revela um profundo desrespeito com aquelas e aqueles que dedicaram toda a sua vida laboral para construir a universidade pública.
Reunião técnica
No dia 25/6, o Fórum das Seis estará reunido com os técnicos do Cruesp, para discussão do cenário econômico, arrecadação do ICMS, entre outros. Na ocasião, os representantes das entidades irão cobrar novamente a reabertura das negociações com os reitores.
Queremos seguir debatendo a data-base 2025! Retoma o diálogo, Cruesp!