Nota da diretoria da Adunesp: Avanços importantes sobre avaliação docente no CEPE de 5 e 6/2/2018

Nos dias 5 e 6 de fevereiro de 2018, em reunião extraordinária do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE), os companheiros do Chapão da Adunesp, depois de intenso debate com os representantes da reitoria da Unesp, conseguiram a adesão de vários conselheiros e obtiveram vitórias importantes dentro do contexto da reformulação da proposta de avaliação docente e planejamento apresentada pela Comissão Permanente de Avaliação (CPA). 

Em resumo, conseguimos fazer com que, na proposta de avaliação departamental, fosse considerado apenas o desempenho conjunto do departamento, de modo que os nomes dos docentes não constassem individualmente no processo, suprimindo assim o caráter persecutório e punitivo do instrumento de avaliação. Em segundo lugar, propusemos e foi aprovado que seja considerada, para fins de preenchimento do relatório de avaliação departamental, a captação de outras formas de auxílio financeiro, que não apenas aquelas advindas das agências de fomento à pesquisa. Por fim, aprovamos por unanimidade a abolição da planilha de avaliação docente atualmente em vigor, instrumento este que vinha sendo utilizado até então para aplicar o rebaixamento do regime de trabalho de docentes em várias unidades da instituição. Em razão dessas modificações, os docentes não precisarão mais realizar o preenchimento da planilha de avaliação de desempenho. 

Em conversa após o término da reunião, a presidente da CPA assegurou que cessarão as práticas punitivas e persecutórias até então infligidas contra docentes por meio do referido instrumento de avaliação, assumindo um caráter puramente diagnóstico para fins de planejamento estratégico. 

Desse modo, os conselheiros do Chapão da Adunesp aproximam-se do encerramento de seus respectivos mandatos cientes de terem representado dignamente os interesses daqueles que lhes depositaram a confiança de seus votos, contribuindo para melhorar as condições de vida e trabalho para todo este segmento da comunidade acadêmica.

A Adunesp manterá a defesa de que a CPA deixe de ser uma Comissão Assessora do reitor e passe a ser Comissão Assessora do CEPE, e que a CPA deixe de se manifestar acerca de relatórios docentes de qualquer natureza (anuais, trienais e de estágio probatório) que tenham sido aprovados pelo departamento em que está lotado o docente e pela Congregação da sua unidade. Também manterá a luta pela revisão das punições já aplicadas.


São Paulo, 7 de fevereiro de 2018.
Diretoria da Adunesp S. Sindical