“Parte da nossa história se acabou” - Adunesp, Sintunesp e Fórum das Seis solidarizam-se com a comunidade da Unesp de Rio Claro

“Parte da nossa história se acabou” - Adunesp, Sintunesp e Fórum das Seis solidarizam-se com a comunidade da Unesp de Rio Claro

A Adunesp, o Sintunesp e demais entidades sindicais e estudantis que compõem o Fórum das Seis solidarizam-se com a comunidade de servidores/as docentes, técnico-administrativos/as e estudantes da Unesp de Rio Claro frente à tragédia que se abateu sobre o campus.

O incêndio de grandes proporções no prédio central do Instituto de Biociências (IB), que teve início na tarde de 31/8/2022, felizmente não deixa ninguém ferido, mas aponta para prejuízos materiais ainda não dimensionados em salas de aula, laboratórios e salas de professores/as. E para prejuízos incalculáveis no acervo acadêmico e científico da unidade, com a perda de coleções inteiras de animais usados em ensino e pesquisa.

Nossas homenagens aos/as servidores/as que tentaram conter as chamas em seu início e garantiram a evacuação de todos e todas que estavam no local com segurança.

O incêndio gera enorme tristeza também na cidade de Rio Claro, que tem na Unesp parte fundamental de sua história, cultura e desenvolvimento econômico. Criada em 1958, a então Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Rio Claro deu origem aos atuais Instituto de Biociências (IB) e Instituto de Geociências e Ciências Exatas (IGCE), a partir do advento da transformação em Unesp, em 1976. Da mesma forma, gera consternação no meio científico nacional, no qual os cursos e as pesquisas da Unesp de Rio Claro ocupam lugar de peso. O primeiro curso de Ecologia do Brasil, a título de exemplo, tem suas origens no IB de Rio Claro.

O Fórum das Seis espera que a apuração já iniciada pela Unesp aponte as causas do incêndio e contribua para que outras tragédias sejam evitadas.

O corte sistemático de recursos que se abateu sobre a educação pública do estado e do país nos últimos anos, que certamente tem comprometido os investimentos e manutenção necessários, nos faz temer que episódios dessa natureza continuem ocorrendo em nossas universidades e demais instituições de ensino, pesquisa e extensão públicos.

A “parte da história que se acabou”, como consta no título desta nota, foi a expressão usada por um docente do campus de Rio Claro em meio ao incêndio. O Fórum das Seis deseja a ele e a toda a comunidade que se fortaleçam para superar a tristeza de hoje e seguir construindo ensino, pesquisa e extensão de excelência e a serviço da população. 

 

São Paulo, 1º de setembro de 2022.
Adunesp, Sintunesp, Fórum das Seis.