Petição online: Ajude a defender o Edifício Paula Souza! Tarcísio quer entregar o patrimônio histórico e cultural à iniciativa privada

Petição online: Ajude a defender o Edifício Paula Souza! Tarcísio quer entregar o patrimônio histórico e cultural à iniciativa privada

O Sindicato dos Trabalhadores do Centro Paula Souza (Sinteps), a FATEC-SP, entidades estudantis e ligadas à preservação histórica lançaram um abaixo-assinado denunciando a intenção do governo Tarcísio de Freitas de entregar o Edifício Paula Souza a duas organizações privadas: a Faculdade Zumbi dos Palmares e o Grupo Carrefour.

O edifício foi projetado pelo escritório do renomado arquiteto Ramos de Azevedo ainda no século 19, sediou inicialmente a Escola Politécnica da USP e tem muita história para contar. Em 1969, com a criação do Centro Paula Souza, foi sede da instituição, local de laboratórios e da sala da Congregação da FATEC/SP. Em 2002 e 2016, respectivamente foi tombado pelo CONDEPHAAT e CONPRESP, em reconhecimento à sua importância como bem cultural. Após a transferência da administração do Centro para outro local, o edifício ficou abandonado e os sucessivos pedidos da comunidade, para que tenha destinação vinculada à história e à preservação da educação técnica e tecnológica pública, foram ignorados.

O Edifício Paula Souza integra o campus da Faculdade de Tecnologia de São Paulo (FATEC), onde funcionam também a Escola Técnica São Paulo (ETESP) e a Unidade de Pós-Graduação, assim como o Sindicato dos Trabalhadores do Centro Paula Souza (Sinteps), a Associação de Docentes das FATECs (ADFatec) e o Centro Acadêmico (CA) XXIII de Abril. 

 

Assine a petição online e confira mais informações em

https://tinyurl.com/SalveEdificioPaulaSouza 

................