Plenária inicia debates para montar “Chapão da Adunesp” às eleições dos colegiados centrais

Em 2017, ainda sem data definida, acontecem as eleições para compor os órgãos colegiados centrais da Unesp: CO, CEPE, CADE, CCEU, CCG e CCPG. Os eleitos terão mandato de dois anos, com a posse no início do ano que vem.

Como ocorreu nos anos anteriores, a Adunesp deu início ao processo de debates que deve culminar na constituição do “Chapão”, reunindo os candidatos que se comprometerem com os princípios estabelecidos pela categoria nas instâncias de discussão e deliberação da entidade. Depois de montado o “Chapão”, a Adunesp fará campanha junto aos docentes para eleger estes candidatos, que defenderão, em cada um dos colegiados centrais da Universidade, as posições políticas e propostas que expressam os interesses da nossa categoria, da comunidade acadêmica como um todo e da universidade pública. 

A primeira plenária com esse objetivo aconteceu em 27/7, em São Paulo, e deliberou indicar que membros atuais do Chapão reivindiquem, e façam constar nas respectivas atas no colegiados e comissões assessoras de que participam, o seguinte:

1) que se dê andamento imediato às reuniões da Comissão de Execução Orçamentária do CADE, com a devida prestação de contas requerida pelos seus membros;
2) que os mandatos para esses órgãos sejam sincronizados, de forma que as eleições ocorram sempre na mesma data. No caso dos mandatos serem eventualmente interrompidos, que seja realizada uma eleição de modo que o novo conselheiro complete o mandato interrompido quando completar o período para o qual o ocupante anterior foi eleito.

Os presentes também iniciaram um processo de avaliação da atuação dos atuais representantes e listaram os desafios para o próximo mandato, por exemplo: a realização regular de conversas prévias dos representantes antes das reuniões dos colegiados, a escolha de um(a) colega que coordene a bancada de cada colegiado, ou câmara assessora, e se responsabilize por produzir um resumo dos principais pontos discutidos em cada reunião, de modo a promover uma divulgação mais eficaz dos resultados após sua realização. 

Uma das tarefas indicadas pela plenária é discutir e atualizar a Carta Programa do Chapão da Adunesp de 2015. As sugestões devem ser trazidas na próxima plenária, já agendada para 23 de agosto. Também já devem ser trazidas as sugestões de nomes, para dar início à montagem do Chapão.

Avaliação da campanha salarial 

Um dos pontos de pauta da plenária da Adunesp em 27/7 foi a campanha salarial deste ano e seus desdobramentos.

Clique aqui para ler a Carta Programa do Chapão de 2015.