Salariômetro do Fórum mostra: Docentes da Unesp perderam cerca de R$ 50 mil em 4 anos

Já está circulando uma edição especial do Jornal do Fórum das Seis, dando o pontapé inicial na data-base deste ano. O jornal traz estudos e estimativas das nossas perdas salariais nos últimos anos, comprovando uma certeza já amplamente demonstrada: é o arrocho salarial que vem garantindo o funcionamento das universidades estaduais paulistas.

A situação na Unesp é ainda mais grave do que nas co-irmãs USP e Unicamp, por conta da não extensão do reajuste de 3% da data-base de 2016. Estudos feitos pela coordenação do Fórum das Seis mostram que um Professor Assistente Doutor deixou de receber, de maio/2015 a janeiro/2019, um montante da ordem de R$ 50.000,00. 

Assembleias de base até 25/3 para discutir a Pauta Unificada 2019
O Fórum das Seis – sindicatos e representações estudantis da Unesp, Unicamp, USP e Ceeteps – já deu início aos preparativos para a data-base de 2019. O calendário indica a realização da primeira rodada de assembleias até 25 de março.

Nesta rodada inicial, as categorias devem realizar um amplo debate sobre os indicativos presentes na edição do Jornal do Fórum de março/2019, que está sendo distribuído em papel e também está disponível no site da Adunesp. As assembleias devem discutir a composição da Pauta Unificada da data-base 2019 e fazer seus indicativos para o reajuste salarial que será reivindicado em maio para as três universidades públicas paulistas.

No dia 26/3, as entidades que compõem o Fórum voltarão a se reunir para avaliar as sugestões que vierem da primeira rodada de assembleias, avançar na formatação da Pauta Unificada e definir os próximos passos da mobilização.

Clique para ver tabelas e outros dados no Jornal do Fórum das Seis, de março/2019