Terça, 30/8, 11h, tem ATO PÚBLICO NA UNICAMP: Cruesp, receba o Fórum das Seis!

Terça, 30/8, 11h, tem ATO PÚBLICO NA UNICAMP: Cruesp, receba o Fórum das Seis!

As assembleias de base realizadas pelas entidades que compõem o Fórum das Seis, na rodada prevista até 19/8, foram unânimes em aprovar o indicativo de realização de ato público na Unicamp, casa do atual presidente do Conselho de Reitores (Cruesp), reitor Antônio José Meirelles (Tom Zé). Vai ser no dia 30/8, terça-feira, às 11h, em frente à reitoria.

O Fórum das Seis encaminhou ofício prévio ao reitor Tom Zé, solicitando que receba em audiência uma comissão de representantes durante a realização do ato.

Participe do ato! Confira com sua entidade representativa a forma de integrar as caravanas que estão sendo montadas a partir dos campi da Unesp, Unicamp e USP.

Sob o risco de afundarmos em uma nova etapa de corrosão salarial e desrespeito à comunidade, é preciso reagir. Sem mobilização, nossa voz não será ouvida e nosso poder aquisitivo descerá ladeira abaixo. 

Obs.: Na Adunesp, que teve dificuldades para realizar a assembleia (agendada para 19/8, mas que acabou suspensa por conta de uma invasão hacker), a diretoria levou a posição de apoio ao ato e ampla divulgação na categoria. Os/as docentes interessados/as em participar da atividade em Campinas devem contatar a subseção local ou representantes de base da Adunesp no campus, para se informar sobre formas de transporte conjunto com as caravanas do Sintunesp.

 

Cadê o diálogo, senhores reitores?

A postura do Cruesp, ao ignorar as entidades representativas da comunidade, remete aos piores anos da relação entre as partes, em que o autoritarismo e o desrespeito com a comunidade deram o tom. E é contraditória com o compromisso assumido pelos atuais dirigentes – Pasqual Barretti, da Unesp, Carlos Gilberto Carlotti Junior, da USP, e Antonio José de Almeida Meirelles (Tom Zé) – de que estaria se iniciando uma nova etapa nas relações entre as reitorias e as representações das categorias.

 

Há espaço financeiro nas universidades

O comprometimento médio de Unesp, Unicamp e USP com salários em julho/2022 ficou em 69,21%, praticamente inalterado mesmo após o Fórum das Seis ter conseguido o reajuste de 20,67% em março deste ano.

A razão central, como vêm mostrando os boletins do Fórum das Seis, é a curva ascendente de arrecadação do ICMS, imposto do qual derivam os recursos das universidades estaduais. De janeiro a julho/2022, o acumulado (R$ 87,190 bilhões) teve crescimento nominal de 15,92% acima de igual período de 2021 e da inflação. Os anos de arrocho salarial, apenas parcialmente ressarcidos com o reajuste de março/22, somam-se à boa arrecadação para garantir as expressivas reservas financeiras de Unesp, Unicamp e USP.

Portanto, há espaço financeiro nas universidades para discutirmos e implementarmos um plano de recuperação de nossas perdas e de valorização dos níveis iniciais das carreiras.

 

Salários cada dia valem menos

- De maio/2012 a julho/2022, a inflação (Dieese-INPC) soma 86,29%.

- Em igual período, já contabilizando os 20,67% em março/2022, tivemos 53,27% de reajuste.

- Inflação de março a julho/2022 já soma 3,25%.

- Para voltarmos ao poder aquisitivo de maio/2012, precisaríamos de um reajuste de 21,54% em julho/2022. 

 

Cruesp, cumpra seus compromissos: agende a reunião para discutir a data-base 2022 e a primeira reunião do GT criado para construir propostas para um plano de recuperação das perdas salariais históricas e para um plano de valorização dos níveis iniciais das carreiras.

230822b