Última sessão da CCEC em 2021 discutiu vários aspectos das empresas juniores

Última sessão da CCEC em 2021 discutiu vários aspectos das empresas juniores

Sessão da Câmara Central de Extensão Universitária e Cultura (CCEC) foi realizada em 15/12. Clique para conferir o relato dos membros do Chapão da Adunesp em PDF ou leia a íntegra a seguir.

.............................................................

Palavra da presidência (Prof. Raul Borges Guimarães)

a) Dia 20/12, a Proec e a Prograd farão duas reuniões, uma com coordenadores dos cursos das licenciaturas e outra com coordenadores dos cursos de bacharelado, para um balanço sobre a curricularização da extensão nos currículos que estão sendo alterados/reestruturados e que terão que ser enviados à reitoria até fevereiro de 2022; b) Destacou e agradeceu às comissões que trabalharam neste ano envolvidas com a Proec; c) Pontuou que, se o ano de 2021 foi da Curricularização da Extensão, 2022 será o ano da arte e da cultura na Unesp, sendo que será lançado um selo comemorativo na reunião do CO em 16/12.

ITENS DESTACADOS 1, 2, 3 e 7.

Item 1 - Proposta de revisão da Portaria Unesp nº 79, de 22 de fevereiro de 2019, que dispõe sobre a regulamentação para a criação, organização e funcionamento de Empresa Júnior na Unesp.

A presidência parabenizou o grupo de trabalho de revisão da portaria e destacou que, agora, as EJ precisam estar credenciadas junto à federação, bem como sobre o ponto de apenas uma recondução do Professor Supervisor, após dois anos de gestão. Justificou que essa revisão foi realizada para solucionar os assuntos: supervisão docente; parceria com organizações estadual e federal de empresas juniores; procedimentos para encerramento de empresas juniores na Unesp; dentre outros aspectos que forem necessários à sua atualização. Após comentários sobre o assunto pelo coordenador do Grupo de Trabalho, houve abertura de manifestação aos membros do colegiado.

Elen Martines Morales – Após parabenizar o trabalho do Grupo e ressaltar a importância da revisão sobre a recondução do supervisor, questionou se seria necessário acrescentar ao texto da portaria o tempo máximo que o vice-diretor de unidade poderia assumir a EJ no caso da desistência do supervisor. Foi esclarecido que isso foi muito debatido e que o texto prevê que, em caso de desistência do supervisor, ele deve comunicar à vice-direção da unidade com 90 dias de antecedência. Desse modo, o vice-diretor já poderá providenciar o substituto nesse período.

O Item 1 foi aprovado por unanimidade.

Item 2 - Proposta de Portaria que dispõe sobre a criação e composição do Grupo de Trabalho de Extensão Universitária para a Agenda 2030 e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) - GT UNESP 2030

Destacou-se o item pela presidência somente para comentar sobre a sua importância, o qual foi aprovado por unanimidade.

Item 3 - Proposta de criação da "Rede Temática de Extensão: Rede de Atenção ao Migrante Internacional (RAMIN)", formulada, conjuntamente, pelas Unidades de Marília, Araraquara, Assis e Franca.

Destacou-se o item pela presidência somente para comentar sobre a sua importância, por ser a primeira rede temática criada, o qual foi aprovado por unanimidade.

Item 7 - FAAC – Relatório de Atividades referente a 2020, Relatório Financeiro Circunstanciado e de Regularidade Fiscal referente a 2020 e Plano de Atividades para 2021 da Empresa Júnior "Agência Júnior de Jornalismo de Bauru - Jornal Jr." com parecer de aprovação com observação.

Foi esclarecido o porquê de o parecer ter sido dado com observação: o parecerista corroborou “com o parecer do Conselho de Curso de Jornalismo no sentido da necessidade de direcionamento da atuação em objetivos didático-pedagógicos e que o foco da atuação da Empresa Jr seja no contexto do Jornalismo e não na comunicação, em sentido amplo, como se pode notar pelo rol de atividades desenvolvidas”.

José Carlos Miguel – Destacou que o relatório apresentado é formalmente bem apresentado, com documentação completa, além da atuação profícua da EJ, observando-se indicadores consistentes para atendimento da demanda apresentada pelo Conselho de Curso, com vistas a contribuir para o incremento das ações didáticas, para enriquecimento curricular e formação complementar dos graduandos da UNESP. 

O Item foi aprovado por unanimidade.

Ao final da reunião, foi pedida a palavra para observações gerais sobre os pareceres de relatórios das atividades das EJs:

Elen Martines Morales – a) Reafirmou a posição do parecer no Item 7, sugerindo que além do checklist já disponibilizado no formulário aos pareceristas, poderia ser adicionada uma instrução de que o parecer deve abordar também o aspecto de aderência das atividades da EJ em relação ao curso a que são ligadas; b) Sugeriu também que, antes dos relatórios serem encaminhados aos pareceristas, em passo anterior, já devam ser checados se os documentos do checklist constam no relatório pois, caso contrário, isso acarreta aprovação com observações e aumenta o tempo de tramitação do parecer.

Nelson Bittencourt – Questionou sobre pareceres já emitidos, mas que não foram incluídos na pauta da reunião e foi esclarecido que ainda existem pareceres emitidos e que na primeira reunião ordinária do colegiado irão ser tramitados, numa segunda rodada.