13º dos estatutários continua no vermelho. Reitoria não honra seus compromissos com os autárquicos

Infelizmente, até o fechamento desta nota, às 15 horas desta sexta-feira, 21 de dezembro de 2018, nenhuma notícia sobre o pagamento do 13º salário dos servidores estatutários da Unesp. Até agora, a reitoria tenta justificar o injustificável atraso no cumprimento da legislação que determina o pagamento desse direito a todos os seus servidores. 

O governador Márcio França, que durante a sua campanha havia prometido socorrer a Unesp, hesita em honrar o compromisso assumido, tanto que ainda não o fez, e não há garantias de que o fará. 

Muitos são os motivos pelos quais a Unesp chegou a esse ponto. No entanto, nenhum deles é de responsabilidade dos seus trabalhadores. O que nos trouxe até aqui foi a presteza e a facilidade com que diversas gestões reitorais se submeteram aos interesses políticos do Executivo estadual que, por sua vez, não tem demonstrado, pelo menos nos últimos 30 anos, nenhum apreço pela preservação das universidades públicas paulistas, especialmente pela Unesp. 

O sucateamento dessas instituições é um processo que vem de longa data, e tem sido sistematicamentedenunciado peloFórum das Seis, sem que o Cruesp tivesse, como é sua responsabilidade legal, tomado medidas concretas para evitar a tragédia anunciada. 

Na Unesp, finalizamos 2018 com a supressão do direito de receber o 13º salário até 20 de dezembro, sem saber se, e quando, o receberemos. Iniciaremos 2019 com a promessa de que “caso o crédito suplementar extra-limite não se concretize”, será convocada uma reunião extraordinária do Conselho Universitário na segunda quinzena de janeiro de 2019, “com o propósito de discutir e de revisar o orçamento de 2019, à luz da necessidade do pagamento do 13º salário referente ao ano de 2018 para os servidores autárquicos”, conforme Comunicado sobre o 13° salário dos servidores docentes e técnico-administrativos autárquicos emitido pela reitoria na tarde de 21/12/2018. 

Esta situação angustiante nos incita a fortalecer nossas mobilizações já no início de 2019,reafirmando os termos da mensagem de final de ano da Adunesp, inspirada na frase do filósofo italiano Antônio Gramsci:

“Instruamo-nos, porque teremos necessidade de toda nossa inteligência.
Agitemo-nos, porque teremos necessidade de todo nosso entusiasmo.
Organizemo-nos, porque teremos necessidade de toda nossa força.”