30 anos da autonomia: Fatos e fotos de uma pouco lembrada história de lutas e celeiro de desafios

30 anos da autonomia: Fatos e fotos de uma pouco lembrada história de lutas e celeiro de desafios

O decreto 29.598, que estabeleceu a autonomia didático-científica, administrativa e de gestão financeira para as universidades estaduais paulistas, foi assinado pelo então governador Orestes Quércia no dia 2 de fevereiro de 1989.

A assinatura culminou um processo de muita mobilização da comunidade acadêmica. Num cenário de picos inflacionários, o Brasil ainda fazia a transição do regime militar para o democrático, e as lutas por melhores salários e condições de trabalho desabrochavam em todo o país. As universidades públicas ainda se ressentiam do peso da ditadura, várias delas com a presença de interventores em suas dependências, e a reivindicação pela autonomia era bandeira central nos movimentos daqueles anos.

Em 1988, o estado de São Paulo foi palco de uma forte greve do funcionalismo  público paulista. Servidores docentes e técnico-administrativos da Unesp, Unicamp e USP, com o apoio dos estudantes, participaram ativamente do movimento, e seguiram paralisados mesmo quando as demais categorias foram levadas a decidir pela volta ao trabalho. Nas universidades, o movimento durou cerca de 60 dias e obteve conquistas financeiras expressivas. Mas não foi só.

No dia 27 de outubro de 1988, atendendo ao chamado das entidades sindicais das três universidades – ainda não existia o Fórum das Seis -, dezenas de ônibus com manifestantes de várias partes do estado concentraram-se na USP. O objetivo era fazer um protesto em frente ao Palácio dos Bandeirantes, cobrando reajuste e autonomia. O que aconteceu durante esta manifestação, e que ganhou a cobertura da imprensa de todo o país, foi determinante para a conquista da autonomia como a temos hoje.

Quer saber mais sobre essa historia e sobre os desafios que se colocam para a manutenção e a consolidação da autonomia, 30 anos depois? Confira boletim especial do Fórum das Seis, distribuído durante evento promovido pelo Cruesp em 15/8/2019. No evento, que reuniu na USP os três conselhos universitários e autoridades do estado, o Fórum das Seis teve direito a uma breve fala, na qual mostrou o lado pouco conhecido dos fatos.

Clique para conferir:

- O boletim especial do Fórum sobre os 30 anos da autonomia

- Cobertura dos jornais da época sobre a repressão à passeata ao Palácio dos Bandeirantes