Adunesp apoia e conclama: Assine petição pelo pagamento imediato das bolsas PIBID e Residência Pedagógica

Adunesp apoia e conclama: Assine petição pelo pagamento imediato das bolsas PIBID e Residência Pedagógica

Na sequência de uma grande e lamentável lista de ataques à educação e à ciência, o governo Bolsonaro apronta mais uma.

Segundo nota da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), órgão vinculado ao Ministério da Educação, o pagamento das bolsas referentes aos programas PIBID e Residência Pedagógica do mês de setembro “será adiado por alguns dias, em virtude da necessidade de aprovação do PLN nº 17/2021, para a recomposição orçamentária dos programas.”

O Fórum Nacional de Coordenadores do PIBID e Residência Pedagógica (FORPIBID-RP) destaca que esse problema reflete a política perversa do governo federal, “de cortar na carne os recursos da educação e da ciência”. O PLN está parado com o relator, senador Roberto Rocha (PSDB-Maranhão), que já deveria ter apresentado o relatório em 27/9. Ainda não há previsão para votação na Comissão Mista de Planos, Orçamentos Públicos e Fiscalização, ou seja, há descaso com a questão.

A recomposição de orçamento significa que não foi garantido financeiramente o previsto no orçamento da CAPES, demonstrando o descompromisso do poder executivo com a educação.

O FORPIBID-RP conclama os parlamentares e também os dirigentes das instituições de ensino superior a se manifestarem e a apoiarem essa reivindicação, pois milhares de bolsistas necessitam e dependem da bolsa para garantir a permanência nos estudos. O FORPIBID-RP também pede aos coordenadores institucionais que entrem em contato com os parlamentares de sua região e pressionem em especial o relator (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.), pleiteando a aprovação do PLN 17/2021 e o pagamento imediato das bolsas.

Pressione também

Assine petição online em https://chng.it/MjN7v6wL8N