Adunesp convoca Plenária Estadual para 15/1/2019

Dezembro terminou sem que os servidores docentes e técnico-administrativos estatutários da Unesp – cerca de 12.700 trabalhadores – recebessem o seu 13º salário. 

O último comunicado emitido pela Reitoria, em 21/12/2018, limitou-se a informar que não havia nenhuma “novidade” sobre o assunto, ou seja, o governador cessante Márcio França não havia atendido ao pedido de suplementação de verbas feito pela Universidade. Ainda segundo o comunicado, caso o crédito suplementar extra-limite não se concretizasse, seria convocada uma reunião extraordinária do Conselho Universitário na segunda quinzena de janeiro de 2019, “com o propósito de discutir e de revisar o orçamento de 2019, à luz da necessidade do pagamento do 13º salário referente ao ano de 2018 para os servidores autárquicos”. 

Em reunião com a Adunesp e o Sintunesp no dia 12/12/2018, véspera do ato convocado pelo Fórum das Seis durante realização do CO, conforme noticiado imediatamente nas redes da Adunesp, o reitor Sandro Valentini admitiu que a Universidade tinha reservas em valores “quase suficientes” para arcar com o pagamento do 13º salário dos estatutários, mas que o seu uso deixaria o caixa descoberto em 2019. 

Chegado o mês de janeiro, NADA impede que a Reitoria faça o imediato pagamento do 13º salário aos seus estatutários ad referendum de decisão do CO. 

Relegar a definição do pagamento para uma reunião extraordinária do CO, sem data definida, obviamente significa um claro menosprezo para com a vida de dezenas de milhares de pessoas. A despeito das dificuldades financeiras, as contas diversas da instituição seguem em dia e nenhum fornecedor deixou de receber. 

Postergar a quitação desse direito dos servidores – fevereiro, março...? – é reiterar uma clara opção política da atual administração: bancar a instituição com recursos obtidos por meio do arrocho salarial – os 3% da data-base de 2016 continuam em aberto –, do congelamento das carreiras e das contratações, no confisco de direitos. 

O não recebimento do 13º salário na data prevista trouxe constrangimentos pessoais, dívidas não pagas, juros sobre juros, novos endividamentos... mas nada disso parece sensibilizar a direção da Universidade, afinal, alguns recebem bolsas e têm como se defender desta situação, ao contrário da imensa maioria dos servidores estatutários. 

Para que possamos discutir e deliberar sobre as iniciativas de mobilização quanto ao 13º salário, a partir dos indicativos enviados pelas assembleias de base (a serem realizadas até o dia 14/1/2019), bem como demais itens de pauta, a Adunesp convoca todas as subseções e representantes de base para a Plenária Estadual a ser realizada em São Paulo, no dia 15 de janeiro de 2019, às 10h, na Praça da Sé, 108 (auditório do 7º andar), com a seguinte pauta:


1- Informes;
2- Mobilização pelo pagamento do 13º salário, com avaliação da possibilidade de greve da categoria;
3- Indicação de delegados ao 38º Congresso do Andes – Sindicato Nacional (28/1 a 2/2/2019, em Belém/PA). 
4- Outros.

Clique aqui para acessar o Boletim AdunespviaNET 155, de 7/1/2019, com mais detalhes sobre a pauta