Adunesp participa de audiência em defesa de direitos dos aposentados

No dia 29 de maio, aconteceu na Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp), uma audiência pública sobre o Projeto de Lei 399/2015, de autoria do deputado Carlos Giannazi (PSOL). O PL propõe estender aos aposentados e pensionistas das universidades estaduais paulistas o benefício do auxílio-alimentação, que deixa de ser pago a eles quando saem do quadro dos ativos.

João Chaves, presidente da Adunesp, falou na audiência em nome da coordenação do Fórum das Seis. Representantes de entidades sindicais e aposentados das três universidades e aposentados também compareceram.

“Uma de nossas lutas é pela isonomia entre as três universidades, de tal maneira que os valores sejam todos iguais”, disse Chaves em entrevista para a TV Alesp. “Não há porque discriminar os aposentados ou as pessoas ativas da Unesp, Unicamp ou USP, tanto dos servidores técnicos-administrativos quanto docente”.

O conteúdo do PL 399/2015 vem ao encontro de um dos itens da Pauta Unificada de Reivindicações do Fórum das Seis. No Item II da Pauta (Salários”, o tópico 4 reivindica: “ Incorporação de todos os valores pagos a título de benefícios aos proventos dos aposentados. ”)

O que diz o PL
O Projeto de Lei assegura aos aposentados e pensionistas das Universidades Públicas Estaduais o pagamento de auxílio-alimentação. O valor do auxílio será fixado pelo Reitor de cada universidade e revisto anualmente na data-base do funcionalismo. 

O deputado Giannazi justifica o PL ao mostrar a importância que esses aposentados e pensionistas têm por dedicarem suas carreiras às Universidades Públicas. Além disso, dá o exemplo da Assembleia Legislativa, onde o benefício é estendido aos aposentados. 


Na TV Alesp
A TV Alesp produziu uma reportagem sobre a audiência, na qual João Chaves e membros das demais entidades sindicais das universidades, além do deputado Giannazi, são entrevistados.

Clique para conferir a íntegra do PL 399/2015