Adunesp realiza Plenária em 22/11, em Rio Preto. Vamos debater as reformas, CO extraordinário e Chapão

Adunesp realiza Plenária em 22/11, em Rio Preto. Vamos debater as reformas, CO extraordinário e Chapão

O próximo passo para a organização do Chapão da Adunesp, com vistas às eleições para os colegiados centrais da Unesp (mandato 2020/2021), será uma nova Plenária Estadual da entidade, marcada para o dia 22 de novembro, na sede da subseção da Adunesp do campus de São José do Rio Preto, a partir das 10h.

Na pauta, constam os seguintes pontos:

  1. Informes gerais
  2. Reformas
    - Reforma do Estado, proposta pelo governo Bolsonaro;
    - Reforma da Previdência no estado de SP;
    - Reformas na Unesp
  3. CO extraordinário
  4. Montagem do Chapão da Adunesp
  5. Indicativo do Andes-SN para deliberar sobre estado de greve no primeiro semestre de 2020 (clique para conferir)
  6. Outros, se houver

O debate sobre os pontos de pauta da plenária tem como pano de fundo uma conjuntura bastante adversa em âmbito nacional, estadual e interna da Universidade.

No âmbito federal, temos um conjunto de propostas recém-encaminhadas ao Congresso Nacional pelo ministro Paulo Guedes, que indicam uma mudança radical no Estado, desde o financiamento dos serviços públicos (saúde, educação etc.), passando por uma série de ataques aos servidores (fim da estabilidade, autorização para os entes federados reduzirem contingentes e salários etc.), até a extinção de 1/5 dos municípios do país.

Na esfera estadual, estamos na iminência de envio à Assembleia Legislativa, por parte do governador João Doria, do projeto de reforma da Previdência no estado.

Na Unesp, avança um conjunto de reformas (administrativa e acadêmica), que implicam em profundas mudanças no caráter da nossa Universidade, não discutidas com a comunidade, desde a manutenção do arrocho em nossos salários, passando pela precarização crescente do trabalho docente (a Reitoria tem se servido de estudantes bolsistas e professores/as substitutos/as, ambos submetidos a  condições extremamente precarizadas e aviltantes de trabalho; agora, as poucas contratações anunciadas deixam de ser em RDIDP e passam a ser em RTC), até a redepartamentalização forçada (por meio da Resolução 63/2019), entre outras.

O panorama aterrador em que nos encontramos agora exige que tomemos atitudes concretas para evitar que a atual Reitoria conclua o seu projeto e desfigure a Unesp. Para isso, a Adunesp, juntamente com todas as forças políticas comprometidas com a nossa Universidade, está trabalhando para convocar uma reunião extraordinária do Conselho Universitário para debater e deliberar sobre questões substantivas que dizem respeito à sobrevivência e ao caráter da Unesp, tais como: plano de desenvolvimento institucional (PDI); políticas de reposição salarial e de contratação de servidores docentes e técnico-administrativos; sistemática para discussão e aprovação do orçamento anual da Unesp;  repartamentalização.

Para defender nossa Universidade, precisamos mobilizar todas as pessoas que estão preocupadas com o futuro da Unesp, para que unam suas forças e atuem em todas as instâncias possíveis. Dentro do nosso Sindicato, no âmbito dos seus campi e de todas as formas – como conselheiros ou não – nos colegiados da Unesp. Por isso é tão importante a estruturação do Chapão da Adunesp, que deve se constituir numa bancada cuja tarefa básica é exatamente atuar para resistir à destruição da nossa Universidade e para restabelecer nossa trajetória original. Por isso é tão importante a participação de todas/os as/os representantes das subseções e representantes de base na Plenária Estadual de 22/11/2019, sexta-feira, na subseção da Adunesp em São José do Rio Preto, localizada no campus local (Rua Cristóvão Colombo, 2265, Jardim Nazareth), a partir das 10h.