Adunesp realiza Plenária Estadual em 16/8/2019

Adunesp realiza Plenária Estadual em 16/8/2019

A Adunesp convida para Plenária Estadual no dia16/8/2019, em São Paulo. Na pauta, estão os seguintes temas:

  • Informes;
  • Autorização para ação sobre Adicional Noturno;
  • Data-base 2019;
  • Pauta Específica;
  • Chapão da Adunesp;
  • Outros, se houver.

O debate sobre os pontos de pauta da plenária tem como pano de fundo uma conjuntura bastante adversa em âmbito nacional, estadual e interna da Universidade.

A administração superior da Unesp nos tem imposto um conjunto de reformas (administrativa e acadêmica), que implicam em profundas mudanças no caráter da nossa Universidade, sem discuti-las com a comunidade; tem mantido nossos salários –num contexto de arrocho – ainda mais baixos do que os pagos pela USP e Unicamp; tem se servido de estudantes bolsistas e professores/as substitutos/as, ambos submetidos a  condições extremamente precarizadas e aviltantes de trabalho, para suprir a ausência de contratações de docentes em regime de dedicação exclusiva e tempo integral (RDIDP) – em frontal contradição com o artigo 89 do nosso Estatuto – acelerando o processo continuado de deterioração dos departamentos, dos grupos de pesquisa, das atividades de extensão e também da docência. Têm sido feitas modificações pontuais no Estatuto da Unesp,que,somadas a outras iniciativas, compõem um conjunto camuflado de medidas cujo objetivo real é abrir caminho para desobrigar o Estado de financiar a educação superior e conferir progressivamente um viés empresarial à universidade, de modo que a produção de ciência, tecnologia e pensamento crítico, se é que isso é possível, fiquem exclusivamente submetidas às dinâmicas de mercado.

O modelo de universidade que está no horizonte da Reitoria é muito próximo daquele do governo federal, explicitado pelo programa “Future-se”. Ambos, embora sejam apresentados com um discurso de fortalecimento da autonomia e de melhoria do financiamento das universidades, na verdade (vide diversas matérias no sitio da Adunesp),pavimentam o caminho para o sequestro da autonomia universitária pelos agentes do mercado, e para a diminuição gradual do investimento estatal nessas instituições, isentando o governo progressivamente de fazê-lo.

O que acontece, como todos já sabemos, é a implementação de dinâmicas estratégicas para desfigurar o caráter público, laico, gratuito e de qualidade socialmente referenciada das universidades dignas desse nome, e essa Unesp que temos construído ao longo dos anos, certamente, é uma delas. Então, nos cabe defender a nossa Universidade, resistindo à guinada privatista, mas não só isso. É necessário que avancemos no sentido de propor processos de reconstrução do corpo de servidores docentes e técnico-administrativos, da qualidade e da dignidade do nosso trabalho e, sobretudo, do ethos acadêmico violentado. Nossa disposição para a luta está ancorada no desejo de que nosso trabalho e produção dentro da Universidade sejam relevantes para os nossos estudantes e, também, para o povo paulista e brasileiro.

Para defender nossa Universidade, precisamos mobilizar todas as pessoas que estão preocupadas com o futuro da Unesp, para que unam suas forças e atuem em todas as instâncias possíveis. Dentro do nosso Sindicato, no âmbito dos seus campi e de todas as formas – como conselheiros ou não – nos colegiados da Unesp. Por isso é tão importante a estruturação do Chapão da Adunesp, que deve se constituir numa bancada cuja tarefa básica é exatamente atuar para resistir à destruição da nossa Universidade e para restabelecer nossa trajetória original. Por isso é tão importante a participação de todas/os as/os representantes das subseções e representantes de base na Plenária Estadual de 16/8/2019. Temos diante de nós a responsabilidade de preservar a Unesp, e temos conosco a energia de quem luta pelo que acredita.

Local e horário

A Plenária Estadual da Adunesp em 16/8/2019 será realizada no auditório do CEDEM, no 1º andar da Praça da Sé, nº 108, São Paulo, a partir das 10h.

Ato político de posse da nova diretoria

 Antes que os pontos de pauta sejam debatidos, a Adunesp promoverá um rápido ato político de posse de sua nova diretoria, que assumirá a entidade para o biênio 2019/2021.