Apoio aos marinheiros da USP: Não às demissões, respeito aos trabalhadores

Apoio aos marinheiros da USP: Não às demissões, respeito aos trabalhadores

O Fórum das Seis manifesta seu apoio aos 26 marinheiros, funcionários do Instituto Oceanográfico (IO) da USP, abruptamente informados de que seriam demitidos, após décadas de dedicação à Universidade. Eles trabalham nos dois navios do instituto, Alpha Crucis e Alpha Delphini, e estão envolvidos em relevantes pesquisas financiadas pela Fapesp, CNPq e outros entes públicos.

O anúncio das demissões acontece após a súbita decisão do reitor Carlos Gilberto Carlotti Jr. de ressuscitar um processo administrativo iniciado quatorze anos atrás (2009). Ocorre que eles sempre receberam salários, FGTS e demais direitos diretamente da USP, que agora não quer mais reconhecê-los. Alguns estão na Universidade desde os anos 80.

Como forma de pressioná-los a assinar uma intimação de “início do procedimento de invalidação do seu contrato de trabalho”, a reitoria inicialmente suspendeu o pagamento dos salários de abril, e só recuou após a decretação da greve pelos trabalhadores.

O Fórum das Seis apoia os trabalhadores e insta a reitoria da USP a buscar uma solução que preserve os empregos e seus direitos.080523c2

..........................................