Campinas, 31 de maio, 13h: Adunesp convida para primeiro ato da data-base 2022: Cruesp, agende as reuniões com o Fórum! 

Campinas, 31 de maio, 13h: Adunesp convida para primeiro ato da data-base 2022: Cruesp, agende as reuniões com o Fórum! 

Reunidas em 19/5, em Campinas, as entidades que compõem o Fórum das Seis, entre elas a Adunesp, aprovaram a realização de um primeiro ato público na data-base 2022. Vai ser no dia 31 de maio, terça-feira da próxima semana, às 13 horas, em frente à reitoria da Unicamp, casa do atual presidente do Cruesp, o reitor Tom Zé.

O objetivo é cobrar o agendamento de uma reunião para discussão da Pauta Unificada deste ano, protocolada em 13/4 e sem nenhum retorno até este momento. Vamos pressionar, também, para que tenham início as reuniões do GT Salarial, conforme acordado entre as partes.

Você está convidado/a a participar!  

Inflação não dá trégua: em dois meses, já perdemos quase 3% 

O reajuste de 20,67% em março/2022, embora expressivo, corre o risco de esfarelar rapidamente, devido ao ritmo galopante da inflação. Somente nos meses de março e abril/2022 (após o reajuste), já temos 2,77% de inflação acumulada (medida pelo INPC-IBGE). Os preços não param de subir e cada ida ao supermercado é motivo de susto e preocupação. 

O Fórum das Seis protocolou a Pauta de Reivindicações da data-base de 2022 no dia 13/4, acompanhada de um ofício solicitando o agendamento de reunião. Passados mais de 40 dias desde então, sequer houve resposta ao ofício.

É preciso que o reitor Tom Zé, da Unicamp e atual presidente do Conselho de Reitores/Cruesp, marque uma data para iniciar esta discussão. As entidades representativas esperam que o clima de diálogo e respeito, presente nas reuniões deste ano, seja mantido e aprofundado.

Para voltar ao poder de compra de maio/2012, faltam 20,99% 

Na última reunião com as entidades que compõem o Fórum das Seis, em 17/3, o Cruesp comprometeu-se a reativar o grupo de trabalho (GT) criado em 2021 e que não havia avançado. Desde então, já se passaram mais de dois meses e nada! Sequer uma resposta aos ofícios do Fórum foi dada. 

A formação deste GT destina-se a dois pontos centrais:

  1. A construção de um plano de reposição das perdas anteriores, para recuperarmos o poder de compra que os salários tinham em maio/2012.  De maio/2012 (data de referência do Fórum das Seis) a abril de 2022, temos 85,43% de inflação. Como recebemos um reajuste total de 53,27% neste mesmo período, falta uma correção de 20,99% para voltarmos ao poder aquisitivo de maio/2012. Importante ressaltar que, em nenhum momento, estamos falando de aumento real de salários, mas apenas de reposição inflacionária.
  2. A construção de um plano de valorização dos níveis iniciais das carreiras de docentes e de técnico-administrativos, conforme propostas já apresentadas pelo Fórum das Seis. 

O compromisso assumido pelos reitores foi o de realizar rapidamente uma primeira reunião do GT, na qual Fórum e Cruesp listariam os estudos e levantamentos que precisam ser feitos pelas universidades para subsidiar a construção de propostas para os dois pontos acima. Reitor Tom Zé, é preciso agendar a reunião e manter a palavra empenhada pelo Cruesp!

Inflação, perdas salariais, arrecadação do ICMS, comprometimento das universidades com salários... Leia mais no Boletim do Fórum

Na Unesp, queremos negociar equiparação do VA 

Adunesp e Sintunesp querem negociar com a reitoria a correção do nosso vale alimentação, dos atuais R$ 1.000,00 para o valor pago na Unicamp (R$ 1.270,00).

260522a