CCG de dezembro avançou no diagnóstico preliminar e discussão sobre ações para a graduação. Editais diversos também foram debatidos

CCG de dezembro avançou no diagnóstico preliminar e discussão sobre ações para a graduação. Editais diversos também foram debatidos

Confira relato a seguir, elaborado pelos representantes do Chapão da Adunesp na Câmara Central de Graduação (CCG). Se preferir o relato em PDF, clique aqui.

Clique para acessar, também, a pauta da sessão. 

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Relato da reunião da Câmara Central de Graduação (CCG) de 2/12/2021 

Prezados colegas,

Como representantes eleitos pelo “Chapão da Adunesp” e “Chapão Sintunesp/Associações” à CCG, apresentamos abaixo nosso relato coletivo da reunião ordinária, ocorrida em 2/12//2021.

EXPEDIENTE

 I – Palavra da Presidente da CCG, Profa. Célia Maria Giacheti

  1. Avaliou positivamente o primeiro ano da gestão reitoral em que esteve à frente da Prograd, apesar das tantas incertezas trazidas pela Pandemia. Recomendou a continuidade das medidas de segurança por conta das novas variantes que têm surgido. Agradeceu a sua equipe, à Proec, pela parceria, à Secretaria Geral, à CAACG e à CCG.
  2. Informou a designação do Prof. Dr. Amadeu Moura Bego (IQ-Araraquara), como Assessor da Prograd.
  3. Comunicou o êxito da realização do Congresso de Formação de Professores, ocorrido no mês de novembro;
  4. Informou que, do Edital de inclusão digital de alunos da graduação, há 483 equipamentos disponíveis e 282 solicitações concluídas. As inscrições foram novamente prorrogadas para o dia 10/12;
  5. Sobre o Programa Unesp Presente, comentou os diversos editais disponíveis; muitos dos editais procuram atender demandas que chegam à Prograd, com a destinação de recursos à melhoria de infraestrutura nos cursos de graduação (salas de aula e laboratórios), ao apoio à permanência estudantil, à aquisição de recursos de acessibilidade digital, dentre outras demandas;
  6. Relativamente ao Vestibular, informou que 92% dos inscritos compareceram às prova da primeira fase; o ENEM, também ocorrido no mês de novembro, contou com presença de 75,4% de inscritos.
  7. Informou a realização do Encontro dos Grupos PET, ocorrida entre 13 e 15/11 e organizada por Jaboticabal, com apoio da Prograd.

II – PALAVRA DOS MEMBROS 

Silvana (Ibilce/SJRP): destacou três pontos: 1) Sobre os editais do Programa Unesp Presente: Os editais 12 e 13, por exemplo, levam em consideração a distribuição de recursos por unidade e não por curso. Dessa forma, unidades com um curso e unidades com 9, por exemplo, podem concorrer ao mesmo montante de recursos. Do meu ponto de vista, esse tipo de ação só contribui para aprofundar as desigualdades históricas entre unidades/campus; 2) Sobre as planilhas para o modelo de PPP: quando preenchidas, detecta-se que: i) continua contando crédito nos componentes curriculares individualmente e não horas; ii) quando os estágios supervisionados são disciplinas, ficam duplicados no cômputo de carga horária total do curso; e iii) as atividades de extensão não são mencionadas e, consequentemente, não são computadas; 3) Sobre o modelo de Plano de Ensino: gostaria de lamentar o fato de a maioria das correções não terem sido incorporadas ao modelo, apesar de sistematicamente apontadas pelos representantes docentes em reunião da CCG, CAACG e inúmeros e-mails enviados à Prograd. 

Sílvia Helena (CE/Registro): informou reunião da CCD, ocorrida em Araraquara, no dia 30/11, para fechamento da proposta de política de contratação para apresentação em reunião do CEPE. Sugeriu melhoria do fluxo dos processos que chegam à CAACG 

Profa. Célia, em resposta às manifestações: a) sobre os editais, a discussão foi ampla na equipe da Reitoria, e quando se fechou a distribuição para Unidades, e não por curso, a equipe apresentou opções, mas em alguns editais ainda permaneceu a opção de distribuição de recursos por unidade; disse que estão previstos novos recursos para Programa semelhante; informou também que o Edital 12 sofrerá alteração de cronograma e as unidades serão avisadas. b) sobre os formulários e planilhas para processos de curricularização, admitiu que ainda possam ter restado algumas inconsistências, porque a equipe tenta contemplar diferentes sugestões que chegam à Prograd, mas está disposta a incorporar as alterações que forem necessárias para melhorar as planilhas. c) sobre fluxo dos processos, a equipe da Prograd não conseguiu ainda melhorar esse ponto.

Outros conselheiros se manifestaram sobre os temas que apareceram nas manifestações da Presidenta e dos conselheiros.

Cláudia Prioste (FCL/Ar): questionou a maneira como as prioridades dos editais têm sido definidas; enfatizou a importância de escutar os docentes e de compreender suas reais necessidades antes de definir os editais. Destacou a importância da inclusão digital para os professores, para além da estrutura de equipamentos nos campi. No que toca ao problema das cargas horárias na definição das prioridades de contratação docente, sobretudo nas disciplinas com estágio, é importante fazer a distinção entre a carga horária dos alunos e a carga horária a que os docentes se dedicam, pois, dependendo do número de alunos, 30 horas de supervisão de estágio se transformam em mais de 100 horas de dedicação do professor. Essa carga horária não tem sido computada aos docentes e muitos professores começam a ter resistência em assumir disciplinas com estágios supervisionados em função da invisibilidade de sua sobrecarga de trabalho. 

Rubens Alves Dias (FEG/Guará): Com relação à planilha de auxílio de preenchimento do PPP, considerando conversas com os coordenadores de curso envolvidos com a reestruturação da engenharias da unidade e outros campi, existem pequenas dificuldades que acarretam atrasos, como, por exemplo, consegue-se indicar disciplinas teóricas ou práticas, mas não há uma classificação teórico-prática (disciplina teórica, mas contém alguma demonstração ou experimento pontual, não caracterizando uma disciplina prática) como opção. O somatório destas dificuldades, decorrentes da aplicação da planilha, prejudica os andamentos e, consequentemente, acaba requerendo prazos adicionais.

Carlos Razzino (Bauru): corroborou manifestações anteriores dos conselheiros (Silvana, Silvia e Sebastião Carlos), com os seguintes destaques: a) em relação aos editais, é muito importante que o assunto continue sendo discutido e que seja proposto um planejamento para a abertura de editais, de acordo com estratégia bem definida pela UNESP e que conste no PDI; b) quanto ao modelo de PPP, o estágio deve ter sua carga horária registrada, como disciplina ou não, conforme a especificidade de cada curso; deve-se atentar para os atrasos nos trâmites e conclusões dos documentos orientativos, concordando, com o Prof. Sebastião, que a Assistência Técnica deveria simular o preenchimento dos formulários, para detectar os erros. Ainda, em relação aos prazos e trâmites, devem-se buscar ações que agilizem e permitam o trâmite totalmente eletrônico. Reforçou a preocupação com a necessidade de prorrogação dos prazos para os coordenadores e que os erros devem ser corrigidos com urgência para que os processos sejam corretamente enviados à CAACG.

Ana Cláudia (FCAVJ): destaca a instituição das DCN para os cursos de graduação em Administração, em outubro de 2021, e, frente a isso, perguntou se há ações da Prograd para assessorar os três cursos de Administração da UNESP. 

Profa. Célia, em resposta às manifestações: a) é do trabalho da CCG que as demandas dos editais para graduação foram formuladas; ideias de editais e demandas são muito bem-vindas, mas nem sempre os prazos permitem discussões prévias; b) sobre prazos com tramitação eletrônica de processos é um dos objetivos a ser alcançado; c) tem consciência de que a carga horária em sala de aula não resume o trabalho docente, por isso há a demanda de contratações em RDIDP e não RTC; d) caso Coordenadores das Engenharia tenham problema na reestruturação de curso, a Profa. Odila, assessora da Prograd, e sua equipe podem ser acionadas; e) colocou sua equipe à disposição para sanar dúvidas também dos Coordenadores dos Cursos de Administração. 

III - ITENS DESTACADOS DA ORDEM DO DIA 

A mesa diretiva destacou os itens 2 e 3 da pauta. 

Item 2: FCF - Reestruturação curricular do Curso de Graduação em Farmácia, modalidade Bacharelado, da Faculdade de Ciências Farmacêuticas do câmpus de Araraquara.

A Presidência destacou a conclusão do parecer favorável da CAACG, com solicitação de adequação da distribuição da carga horária do curso e manutenção do oferecimento do atual número de vagas, inclusive as 30 vagas oferecidas no período noturno. Parabenizou e agradeceu o trabalho da CAACG. Deliberação: aprovado por unanimidade.  

Item 3: Unesp - Processo Seletivo Olimpíadas Científicas Unesp 2022.

A Presidenta destacou a forma de ingresso nos cursos de graduação, por meio de Olimpíadas Científicas, em vagas extras oferecidas por vários cursos. Dos 40 ingressantes em 2021, 37 permanecem matriculados e apresentam coeficiente de rendimento médio de 7,79. Há para 2022, 218 vagas disponíveis. Deliberação: aprovado por unanimidade.  
 

DISCUSSÃO GERAL 

Item de discussão: Unesp - Diagnóstico preliminar e discussão sobre ações para os Cursos de Graduação da Unesp.

Apresentou à Reitoria dados de todas as demandas da Prograd, muitas das quais contempladas pelo Programa Unesp Presente (infraestrutura, permanência estudantil, recursos de apoio ao ensino etc.). Destacou o conteúdo dos editais: a) 01/2021 (Prograd/Prope/AUIN), destinado à concessão de auxílio a alunos; b) 12/2021 e 13/2021, destinados à melhoria de infraestrutura dos cursos de graduação; c) 14/2021, destinado à acessibilidade digital no ensino de graduação; d) edital 20/2021, de apoio a jovens talentos da pós-graduandos com formação na graduação; e) edital 21/2021, destinado à permanência de discentes da graduação e da PG, em período de licenças maternidade, paternidade e adoção. Outras ações sugeridas: 1) estudo sobre a relação candidato-vaga nos vestibulares dos últimos 10 anos, visando à melhoria da relação e manutenção de alunos; 2) estudos sobre retenção e evasão nos cursos de graduação, sobre o oferecimento de vagas, sobre modernização curricular, sobre internacionalização da graduação e sobre avaliação de disciplinas. Solicita ideia para formação de grupos de trabalho para o encaminhamento desses temas.

Sílvia Helena (CER): sugeriu que seja contemplada também a discussão conjunta de formas de ingresso nos cursos de graduação, relação candidato/vaga, evasão e retenção nos cursos e valorização do trabalho docente.

Silvana (Ibilce): sugeriu estabelecer prioridades no encaminhamento desses temas e considera premente a discussão do número de vagas nos cursos de graduação.

Cláudia Prioste (FCL/Ar): corroborou a importância de priorizar a discussão sobre a oferta de vagas por cursos e a análise dos motivos de baixa inscrição nos vestibulares para determinados cursos da Unesp. Considerou também relevante fazer um diagnóstico sobre a evasão. Sugeriu a realização de uma pesquisa sobre a imagem da UNESP, tendo em vista que, nos últimos anos, houve muitas disciplinas sendo ministradas por professores substitutos, e isso pode ter impactado negativamente alguns cursos.  Sugeriu também um edital para inclusão digital dos docentes e que contemple apoio na elaboração de material didático, edição de aulas, assessoria específica para auxílio com as ferramentas digitais, sem ser cursos pré-formatados como o que houve. Inclusão digital não pode se restringir a equipamentos no câmpus, pois, pelos desdobramentos da pandemia, os docentes podem ter, eventualmente, que fazer home-office e necessitam de melhor estrutura e apoio.

Sebastião Carlos (Ibilce): comentou a necessidade de uma política permanente de melhoria dos cursos de graduação, e não ações somente por meio de editais. Não tem havido na CCG discussão de aspectos do PDI em que esteja contemplada uma política permanente de investimentos na graduação. Sugeriu como ações prioritárias para 2022 a discussão de: 1) número de vagas nos cursos de graduação, sugerida pela Silvana; 2) formas de ingresso nos cursos de graduação, sugerida pela Sílvia, atreladas à ação primeira; 3) o acompanhamento da política de contratação docente na Unesp, visando a garantir a reposição de vagas em cursos que estão com quadros defasados. Sugere consulta aos cursos por meio de formulário simples para coletar informações sobre o número de vagas do curso com a alteração/reestruturação curricular e sobre o déficit de docentes que atuam no curso.

Carlos Razzini (Bau): sugere estabelecer no PDI da Unesp o investimento permanente em cursos de graduação. 

Encaminhamento: as sugestões de prioridade serão acatadas e discutidas por três grupos formados que se ocuparão respectivamente dos temas: a) número de vagas nos cursos de graduação, com participação de Sebastião Carlos, Sílvia Helena e Ana Cláudia; b) formas de ingresso e temas correlatos, com participação de Mariana Godoy (representante TA); c) acompanhamento de distribuição de vagas de contratação docente, com participação de Cláudia Prioste e Sílvia Helena.