CEPE em 8/6 aprovou criação de GT para avaliar impactos da pandemia em ensino, pesquisa e extensão

CEPE em 8/6 aprovou criação de GT para avaliar impactos da pandemia em ensino, pesquisa e extensão

No relato dos membros dos chapões da Adunesp e Sintunesp/Associações, confira este e outros pontos discutidos na última sessão do colegiado. Se preferir, acesse o PDF do relato.

Para conferir a pauta da sessão, clique aqui.

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CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA

Relato da sessão ordinária 319ª do CEPE, de 8/6/2021

Produzido pelos membros do Chapão da Adunesp e Chapão Sintunesp/Associações no CEPE

A reunião teve início pela manhã com a exposição da servidora técnica Flávia Maria Bastos, Coordenadora da Coordenadoria Geral de Bibliotecas (CGB), acerca da implementação do projeto de bibliografia para as disciplinas. Foi apresentado um Projeto Piloto de uma ferramenta online para gerenciar lista de materiais das bibliografias de disciplinas que permite docentes e bibliotecários criarem listas de materiais de disciplinas. Permite que o corpo docente vincule e gerencie os materiais da bibliografia de disciplina disponíveis na biblioteca, Web ou desktop (arquivos pessoais) e os alunos terão acesso a todos os tipos de informações, desde e-books, artigos, capítulos de livros a vídeos, notícias e podcasts. Contará inicialmente com 36 disciplinas que estão sendo ministradas atualmente nas plataformas Google Sala de Aula e Moodle nas Unidades de Botucatu, Marília, Rio Claro e Sorocaba. Espera-se que em agosto de 2021 a ferramenta seja disponibilizada a toda a Unesp.

Expediente

I - Aprovação por unanimidade da ata da 318ª sessão ordinária do CEPE, realizada em 11/5/2021.

II - Na comunicação da presidência, a Profa. Maysa iniciou com o informe de 473 mil óbitos registrados oficialmente em todo país, seguido de um minuto de silêncio em respeito às vítimas da pandemia do Covid 19.

Em seguida, o Prof. Mário Sérgio Vasconcelos (COPE) relatou o andamento das atividades da COPE, que junto com o NTAPS-Bauru e Departamento de Psicologia Clínica de Assis, está desenvolvendo um programa de acolhimento aos alunos que são auxiliados pela COPE. No CO de dezembro de 2020, foi reivindicado um suporte financeiro para esse fim e estão sendo financiadas 10 bolsas para alunos do 5º ano dos cursos de Psicologia de Bauru e de Assis, num total de 20, mais dois psicólogos. Já estão cadastrados 250 estudantes para serem auxiliados tanto psicologicamente, quanto pelas atividades acadêmicas que estão ocasionando sofrimento psicológico também. Constitui-se em 7 sessões breves, que são realizadas em grupo ou individualmente, de acordo com a demanda e agenda dos 25 profissionais participantes. O serviço, temporariamente, está no site de Bauru, mas em breve será disponibilizado a partir do site central da Unesp, mas já pode ser acessado na página da COPE e agora o programa foi aberto para todos os alunos da Unesp. Acredita que esse programa será estendido até o ano todo de 2022.

Na sequência, Profa. Maysa realiza uma exposição acerca da situação da 1ª chamada do vestibular de 2021, realizada em 27/5, que ofereceu 7.630 vagas, subdivididas em 3.801 vagas pelo sistema único, 2.480 vagas pelo ensino público e 1349 vagas destinadas aos PPIs. Destacou alguns cursos que tiveram baixas matrículas; e após a data do ingresso do ENEM, esses casos, em especial, serão discutidos no CEPE. Anunciou a inauguração de uma página interativa de recepção dos ingressantes e o início dos contatos com os estudantes aprovados.

Em seguida, a Profa. Maysa comunica ao colegiado a diplomação da Profa. Maria Valnice Boldrin, Pró-reitora de Pós-Graduação, pela Academia Brasileira de Ciências. A Unesp tem 10 docentes nessa Academia e a Profa. Maria Valnice tornou-se a 3ª mulher diplomada como membro.

III. Nas Comunicações dos Conselheiros, o grupo de trabalho para avaliação do impacto da pandemia destacou a importância da constituição do grupo devido ao baixo retorno da comunidade dos dados do período da pandemia.

Profa. Maysa comunicou a realização de reuniões, via Coffee Meeting, da Unesp com a “Global Alliance on Sustainable Smart Farming”, com vistas a avançar no projeto de internacionalização da Unesp. Estão previstos 8 encontros no total e o 1º foi no início de maio, com 30 universidades parceiras coordenados pela Vice-reitoria, Pró-reitorias de Graduação, de Pós-Graduação e de Pesquisa; e contou com as exposições do Prof. Edson Cocchieri Botelho (PROPE) e Profa. Maria Valnice (PROPG).

Profa. Maria Valnice (PROPG) anunciou a celebração do convênio UNESP/CAPES/PRINT, com editais de 34 projetos, coordenando 77 redes de pesquisa, 70 programas de pós-graduação, envolvendo 700 docentes; parceirias estratégicas e 8 alianças globais, envolvendo: agricultura inteligente, segurança alimentar, biossegurança, visando colaborações internacionais e ações no sentido do desenvolvimento sustentável.

O servidor técnico José Eduardo Biasioli (desenvolvedor de rede da ACI) apresentou uma nova plataforma criada pela ACI, “Acontece Unesp” (https://www2.unesp.br/portal#!/acontece), um novo local virtual de comunicação, centralizado, alimentado pela própria comunidade, para a divulgação de eventos, notícias e oportunidades,

Profa. Maysa comunicou a participação em uma reunião entre os reitores e vice-reitoras da Unesp e da Unicamp, que ocorreu na reitoria da Unesp no dia 2/6, seguindo todos os protocolos de segurança, momento no qual realizaram conversas acadêmicas com vistas a se desenvolver propostas conjuntas entre as instituições. Ficou combinada uma próxima reunião no início de agosto com os pró-reitores das duas universidades.

Palavra dos membros

Prof. Maurício Delamaro comunicou o falecimento da colega Andreia Maria Pedro Salgado e relatou o que segue. A Profa. Andreia estava como Coordenadora do Curso de Engenharia de Produção em Guaratinguetá. Era formada em psicologia e tinha mestrado e doutorado em psicologia organizacional. Sua atuação como docente e gestora do curso foi imprescindível. Suas pesquisas focaram especialmente o tema das habilidades sociais na engenharia. Participou de diversos projetos de extensão, tendo coordenado recentemente um projeto sobre prevenção ao bulling e ao trote. Além disso, para além de suas atribuições funcionais estritas, Andreia sempre buscou mobilizar colegas e orientados em ações de apoio psicológico a grupos de estudantes. Apesar disso, a professora sofreu constrangimentos e injustiças na UNESP. Teve seu estágio probatório prorrogado por duas vezes. Foi constrangida com a proposta de mudança de regime para tempo parcial, que só foi superada pelo empenho da chefia do seu departamento e da direção da unidade universitária. O curso do qual Andreia estava coordenadora pela segunda vez tem, nas últimas três avaliações, um conceito ENADE 4 e dois conceitos ENADE 5, mas isso nunca foi reconhecido pela universidade como fruto do empenho das coordenações e dos conselheiros. O desprezo pela atuação na graduação e na extensão tem trazido infelicidade injusta a muita gente. Andreia Maria Pedro Salgado foi uma das vítimas da visão unidimensional hegemônica na universidade nos anos recentes. O conselheiro Maurício concluiu sua fala com a seguinte consideração: quem é adepto dessa visão pauperista e produtivista de universidade talvez veja a morte da professora Andreia como uma oportunidade de substituí-la por alguém com índice H melhor.

Prof. Edson Cocchieri Botelho (PROPE) comunicou o lançamento de editais para atribuição de bolsas PIBIT, PIBIC, bolsas para os biotérios, para manutenção de equipamentos, apoio a editais científicos; 7 editais com recursos do PDI, além de outras ações como convênios e lançamento de plataforma.

Prof. Raul Borges Guimarães (PROEX) informou ter realizado, em junho, reunião com CCEC e CCG para tratar da curricularização da extensão e discussão da resolução. Ficou agendada nova reunião para o dia 27/07, para a deliberação da resolução, que será encaminhada no início de agosto para o CEPE para ser debatido. Estão sendo realizadas 34 reuniões sobre os planos locais de extensão com as unidades. Anunciou também que no dia 10/6 ocorrerá o lançamento do projeto “e-care sentinela”, um projeto de extensão de telemedicina para atendimento de casos de Covid-19, tratando-se de um projeto piloto a ser estendido para toda a Unesp. A universidade irá contribuir com o SUS e a DRS, colhendo dados populacionais, com o universo de 40.000 pessoas da comunidade unespiana; já contando com parecer favorável da Procuradoria Geral da Justiça para implementar um projeto sócio-ambiental solidário com catadores de recicláveis, envolvendo 45 municípios, 11 unidades da Unesp, com 2.500 famílias de catadores beneficiadas. Foi anunciada, também, distribuição de recursos para as unidades, com 4 milhões de reais do Ministério Público, envolvendo também pesquisa, já contando com a aprovação quanto ao mérito. Foram distribuídos recursos para os CAC´s locais para atividades em relação a pandemia. Foram contemplados museus com projetos emergenciais, com fundos do PDI, visando a promoção da arte.

O servidor técnico Araldo José Milanezi Vieira parabenizou pelas ações que têm sido desenvolvidas e foram apresentadas na reunião, reconhecendo as ações da reitoria e chamando atenção para o fato de que a luta é de todos. Atentou, porém, para a importância da participação dos estudantes, sugerindo que o CEPE encaminhe ao CO um pedido de ampliação de representantes discentes nos colegiados; ao que foi informado pelo Secretário Geral, Prof. Erivaldo, que medidas já estão sendo tomadas neste sentido, devendo ser implementadas ainda em 2021.

Profa. Célia Giaquetti (PROGRAD) informou que o vestibular teve 5 mil vagas preenchidas na 1ª chamada, dentre as quais 94 encontram-se ainda em aberto, o maior número de matrículas se comparado aos anos anteriores; lembrando, ainda, que restam os ingressos pelas Olimpíadas, pelo Enem, por meio de re-opção, além das outras chamadas. Comunicou, também, que no mês de maio a PROGRAD realizou busca dos candidatos aprovados; fez um pedido às unidades para que passem os materiais elaborados pela reitoria na recepção dos estudantes. Informou que está sendo atualizado o manual do candidato e ações de recepção dos ingressantes. Noticiou o evento Sudeste PET em dois fins de semana (último de maio e primeiro de junho); e que o edital de inclusão digital estará aberto até o dia 14/06, contando até o momento com 466 inscrições, além de alunos beneficiados pela COPE; sendo reaberto posteriormente para os calouros. A PROGRAD também tem se reunido com a Secretaria da Educação, para tratar da Base Nacional Curricular, o que levou a criação de um grupo de trabalho de docentes para tratar do “novo ensino médio”.

Prof. Fábio Ocada parabenizou a todos os colegas que o antecederam, mostrando o bom desempenho da atual gestão da reitoria para sanar problemas que a comunidade tem sofrido. Manifestou sua preocupação com os impactos da pandemia sobre as vidas de estudantes e servidores, relatando o suicídio do estudante do 4º ano do curso de Ciências Sociais da FFC-Marília, Ricardo Augusto Soares Ferreira, ocorrida no mês de janeiro de 2021, porém comunicado apenas em maio à Congregação da unidade. Ressaltou a importância do programa informado pelo Prof. Mário Sérgio, no atendimento às demandas relativas à saúde mental da comunidade; e a necessidade de uma busca ativa de casos semelhantes em outras unidades da instituição. Informou, também, o falecimento da mãe do Prof. Marcelo Hott, fazendo o registro do pesar e justificando sua ausência na reunião do Conselho. A presidente ressaltou que a universidade está envidando esforços para atender a demanda sobre o memorial.

Profa. Berenice, em continuidade à fala do Prof. Fabio, também relatou o suicídio de um colega e amigo da unidade de Ilha Solteira, ainda durante a gestão do Prof. Julio Cesar Durigan, ressaltou a importância das iniciativas de acolhimento pela universidade, afirmando que essas vidas perdidas são irreparáveis! Indicou que a Unesp, a USP e a Unicamp devem se pronunciar publicamente quanto à pandemia; e manifestou sua preocupação com a gravidade da situação política nacional, tendo em vista os ataques recentes à democracia. Apontou, também, em nome dos demais conselheiros, para a necessidade de se rediscutir na Comissão de Convênios as atribuições de pareceres aos conselheiros; e solicitou à Secretaria Geral que aceite a confirmação de comparecimento às reuniões do CEPE, também por meio do Google agenda. Em resposta, o Prof. Erivaldo esclareceu que a conversa com a Comissão de Convênios já está em andamento, devendo ter um retorno dentro de um prazo de 2 meses.

Prof. Sérgio Romagnolo fez menção às falas anteriores. Relatou dúvida sobre o acolhimento com os psicólogos contratados emergencialmente nas unidades e indica a necessidade de que esse programa seja permanente e ampliado, visto que apenas um psicólogo por unidade pode ser insuficiente para a demanda. Mencionou sua preocupação com a chegada dos calouros e com o início do semestre letivo nas unidades onde dois calendários ocorrerão simultaneamente. Indicou a necessidade de se discutir a questão com a PROGRAD, ao que obteve como resposta da presidente que a reitoria está envidando esforços para o atendimento psicológico da comunidade.

Profa. Elen Morales comentou as falas desta reunião, reafirmando a importância da vida humana. Questionou se os prazos para entrega de relatórios de pesquisa de Iniciação Científica serão prorrogados em razão das circunstâncias postas pela pandemia, solicitando a dilação do prazo; ao que foi respondido pelo Prof. Edson que isso está sendo avaliado e que será ampliado o prazo.

Profa. Maria Valnice comunicou as ações da PROPG e abertura de editais, tais como, o edital de tutores acadêmicos em parceria com a PROGRAD, o edital de publicação de 10 livros; além de 2 bolsistas da área de jornalismo para realizar busca de trabalhos relevantes nas unidades; e distribuição de kits com equipamentos de comunicação remota às unidades. Informou também que, em parceria com a Secretaria da Educação fará reunião com os mestrados profissionais para a formação de professores da rede pública de ensino. A PROPG vem realizando, também, trabalho de atualização de relatório da plataforma Sucupira; discussões do formato de projetos de pós-graduação com outras instituições, além de discutir uma iniciativa da FAPESP para conter a fuga de cérebros para o exterior.

Prof. Sebastião Carlos, com pesar, comunicou o falecimento da aluna do curso de Bacharelado em Letras (Ibilce/SJPR), Mônica Aparecida Campos, de 26 anos, em decorrência de muitas complicações da Covid, com quadro gravíssimo desde o final do mês de abril. A aluna já era graduada em Biologia pelo IB/Botucatu e estava em seu segundo curso de graduação.

Prof. Jefferson Nascimento de Oliveira atenta para a necessidade de se estender os prazos para as mães com filhos pequenos que estão cursando pós-graduação, pedindo para que medidas sejam tomadas no atendimento desta demanda.

Ordem do dia

Na ordem do dia, a Profa. Maysa pediu destaques nos itens 1, 2 e 7. E o Prof. João Claudio Thomeo pediu destaque do item 3.

Item 1. Constituição de Grupo de Trabalho para avaliar os impactos da pandemia nas atividades de ensino/pesquisa/extensão. Minuta de Portaria e Despacho nº 82/2021-CEPE/SG. (Processo nº 542/2021)

Prof. Maurício Delamaro considerou acertada a decisão de retirada do item de pauta na reunião anterior e avaliou positivamente o amadurecimento da minuta. Falando em nome do grupo de conselheiros, propôs mudanças adicionais, a saber:

- Quanto ao artigo 1: que o grupo de trabalho destine-se ao acompanhamento dos impactos da pandemia nas atividades de ensino, pesquisa e extensão e não à avaliação desses impactos, pois isso poderá depender de anos de reflexão.

- Quanto ao artigo 2: pequenos ajustes nos objetivos específicos do grupo de trabalho, que assim ficariam: a) definição dos critérios e ferramentas para acompanhamento e avaliação qualitativos e quantitativos; b) realização de avaliações diagnósticas preliminares sobre os impactos da pandemia; c) planejamento para obtenção dos dados para os acompanhamentos e avaliações dos impactos.

- Quanto ao artigo 3: que, no cronograma, o que o grupo de trabalho deverá apresentar não deveria ser um relatório final, mas uma primeira avaliação diagnóstica preliminar.

- Quanto ao artigo 4: mudança na composição do grupo de trabalho. Em vez do CEPE indicar 3 docentes, que indique 2 docentes e 2 funcionários técnico-administrativos.

- Quanto à duração da atuação do grupo de trabalho: que após a apresentação da primeira avaliação diagnóstica preliminar, o CEPE deverá avaliar a continuidade das atividades do grupo de trabalho.

Ainda quanto à composição do grupo de trabalho, diversos conselheiros consideraram imprescindível a participação de representantes discentes. Quanto a isso, ficou consensado que serão buscadas formas para que essa participação se viabilize, mesmo que a portaria em questão não venha a fazer menção a ela.

As sugestões de alterações foram colocadas em votação e aprovadas por unanimidade pelo Conselho.

Item 2. Indicação de três representantes docentes do Cepe para integrarem o Grupo de Trabalho para avaliar os impactos da pandemia nas atividades de ensino/pesquisa/extensão. Minuta de Portaria e Despacho nº 085/2021-CEPE/SG. (Processo nº 542/2021).

Foi acatada a proposta de ampliação deste número, passando a dois docentes e dois servidores técnico-administrativos. Na sequência, foram indicados pela Profa. Elen os nomes do Prof. Mauricio Delamaro, da Profa. Berenice, do servidor técnico Claudio Martins e o do servidor técnico Araldo Vieira para composição do grupo de trabalho. Todos aprovados por unanimidade pelo Conselho.

Item 3. Fusão do Departamento de Biologia e do Departamento de Zoologia e Botânica, do Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas do campus de São José do Rio Preto, originando o Departamento de Ciências Biológicas (DCB).

O Prof. João Claudio Thomeo ponderou que, embora haja concordância dos departamentos envolvidos no processo de fusão departamental em andamento na unidade de São José do Rio Preto, e ainda que não haja intenção de obstruir a aprovação da solicitação, é preciso problematizar esses processos de forma mais ampla, à luz do problema da defasagem de quadros que inviabiliza a quantidade mínima de docentes para compor um departamento e que levaram a outros processos de fusão tal qual ocorrera em relação a alguns programas de pós-graduação. A simples fusão departamental torna-se uma medida “cosmética”, sem chegar efetivamente à raiz do problema, que é a não contratação de docentes para a reposição dos quadros. Tendo em vista o baixo comprometimento do orçamento com a folha de pagamento o momento se torna oportuno para se debater a ampliação dos quadros e os processos de contratação.

A Profa. Maysa respondeu que a questão já se encontra em processo de discussão entre a Reitoria e a Comissão de Contratação Docente, com vistas a definir o regime a ser aplicado nas contratações futuras, além de outros detalhes. Até o final de 2022 espera-se ter aplicada efetivamente a política de contratações, cuja portaria fora assinada pelo Reitor no período da manhã desse mesmo dia.

Realizada a votação, o item foi aprovado por unanimidade pelo Conselho.

Item 7. Proposta de transmissão ao vivo, providenciada pela Secretaria Geral, das sessões do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão Universitária e a gravação de áudio e de vídeo, para sua posterior divulgação, valendo-se dos meios tecnológicos disponíveis na Reitoria.

A Profa. Maysa comunica a decisão de transmitir as reuniões do CEPE ao vivo por meio do Youtube, a partir da reunião do mês de agosto, ou no limite a partir de setembro, a depender de alterações do regulamento a serem aprovados pelo Conselho Universitário.

Colocado em votação, o item foi aprovado por unanimidade pelo Conselho.