Chapão da Adunesp relata o que foi discutido e aprovado na sessão da CCG de3/9/2020

Chapão da Adunesp relata o que foi discutido e aprovado na sessão da CCG de3/9/2020

Como representantes de área junto à Câmara Central de Graduação (CCG), eleitos pelo “Chapão da Adunesp”, apresentamos abaixo nosso relato coletivo da reunião ordinária, ocorrida em  03/09/2020:

I –Das Comunicações da presidência, destacamos:

A Profa Gladis destacou levantamentos sobre as atividades dos cursos e ações da Prograd nesse período de pandemia:

  • autorização do retorno às atividades presenciais dos cursos da área da saúde, mas que, na Unesp, devem seguir orientações do Comitê Covid-19, que divulgou que nesse ano não teremos atividades presenciais para as disciplinas;
  • Retomada das aulas, com atividades remotas, e término do 1º semestre letivo em quase todas as Unidades, com cerca de 90% das disciplinas já encerradas;
  • Segundo semestre letivo se estenderá até o ano de 2021;
  • Divulgação no dia 29/08 das diretrizes para o Vestibular, novo formato e prazos estendidos para pedidos de isenção de taxa e inscrições;
  • Solicitação ao CEE para ampliação do prazo para creditação das atividades de extensão nos PPPs dos cursos.
  • Vagas do curso Inovagrad foram estendidas a docentes da pós-graduação e aposentados e é importante que docentes que não fizeram o primeiro acesso o façam ou liberem a vaga;
  • Vagas cedidas como cortesia, pelo consórcio Sthem Brasil, nos cursos realizados em agosto de técnicas de Metodologias Ativas a formação de professores da Unesp.

II–Das Comunicações dos conselheiros

Profa. Sílvia Helena (CERegistro, representante da Área de Ciências Exata e da Terra):pediu esclarecimento sobre a necessidade de realização de seguros para equipamentos poderem ser emprestados a alunos de baixa renda que não têm microcomputadores em casa. São equipamentos que não têm um alto custo, mas a necessidade do seguro faz com que inviabilize o empréstimo, uma vez que os alunos não têm condições de arcar com o seguro. Profa.Gladis esclareceu que muitas Unidades têm arcado  ou dispensado o pagamento do seguro. Relatou também que há necessidade das Unidades informarem o não funcionamento do chip da Tim em algumas localidades, pois só assim poderão solicitar providências à operadora.

Profa. Cláudia Prioste (FCLAr, representante da Área de Ciências Humanas): solicitou esclarecimentossobre o término  curso da Nuvem Mestra (InovaGrad) e, também, plantões de dúvidas. A Profa Gladis informou que o curso estenderá até o término dessa gestão, ou seja, até dezembro. Dúvidas sobre o curso: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.  e

https://www2.unesp.br/portal#!/prograd/inovagrad/plantoes-e-oficinas/ 

Sebastião Carlos (Ibilce/SJRP, representante da Área de Letras, Linguística e Artes): fez a seguinte declaração: “Lamento a decisão contrária do CEPE e o voto de todos os conselheiros daquele colegiado contrários a pontos específicos da deliberação da CCG acerca do número de vagas do vestibular 2021, principalmente o ponto que solicitava reconsideração para que se mantivessem as vagas do curso de geografia de Ourinhos. Quero aqui enfatizar a justificativa que a CCG apresentou do prejuízo social que essa decisão pode representar para a imagem da Unesp.”

III - ORDEM DO DIA

Foram destacados, pela mesa, os itens de 1 a 4.

  1. Relatório institucional consolidado PET Unesp

Esse item havia sido retirado de pauta na reunião passada, por não ter sido disponibilizado o arquivo com o Relatório. Solicitou-se a inversão de pauta, pois a Profa. Rosangela Custódio Cortez, Presidente do CLAA (Comissão Local de Acompanhamento e Avaliação dos grupos PET), que faria a  exposição do relatório, poderia estar presente somente às 11 h. Esse item foi, então, apreciado como último ponto da pauta. A profa. Rosangela fez a exposição do relatório, e a Profa. Gladis também se manifestou sobre esses programas. Na Unesp, contamos com 32 Programas PET/MEC e 13 programas PET/Unesp, o que coloca a Unesp como a universidade com mais Programas PET no Brasil. Ambas enalteceram os trabalhos desenvolvidos pelos Tutores e integrantes petianos. O relatório foi aprovado, com a proposta do Prof. Sebastião Carlos de menção de destaque do trabalho dos Programas PET e com o indicativo de que a CLAA/Prograd apresente um estudo sobre o perfil social dos alunos PET. 

  1. Ajustes na minuta de resolução que estabelece normas para o Processo Seletivo Unesp-Enem 2021

Em decorrência do adiamento da data realização do ENEM desse ano e, consequentemente, do resultado que será divulgado somente no final de março, não se conseguirá lançar um Edital contemplando as 456 vagas que haviam sido disponibilizadas pelos cursos em consulta efetuada pela PROGRAD. Assim, optou-se por realizar a seleção da mesma maneira que aconteceu em 2020: lançar o edital com as vagas remanescentes dos cursos, após a reopção de cursos.

A Profa Silvia Helena pediu esclarecimentos sobre as vagas ofertadas.O item foi aprovado por unanimidade, com os pedidos de que sejaexplicitado no Edital que se trata de vagas remanescentes e, também, que as inscrições serão gratuitas.  Os pedidos foram realizados pela Profa. Claudia e pelo Prof. Sebastião Carlos, ambos do Chapão.

  1. Proposta de alteração da Resolução Unesp nº 38/2008, que estabelece a estrutura organizacional dos Câmpus Experimentais da Unesp

A proposta de alteração foi solicitada pelos Coordenadores Executivos dos Campi Experimentais e diz respeito à possibilidade de membros dos Conselhos de Cursos poderem ter mandatos sucessivos, sem restrições, a exemplo do que ocorre nos Conselhos de Unidades consolidadas. A proposta foi aprovada por unanimidade.

O Prof. Sebastião Carlos solicitou registrodo seu voto favorável nos seguintes termos: “Apesar de justa a solicitação de isonomia, principalmente sob o argumento da falta de docente, ela não resolve os problemas estruturais diários que enfrentam os Câmpus Experimentais, porque a falta de isonomia não diz respeito somente à composição dos Conselhos de Curso.  Não é demais lembrar que a falta de isonomia entre unidades consolidadas e Câmpus Experimentais não atinge somente a composição de Conselhos de Cursos. Até pouco tempo atrás Coordenadores Executivos não tinham assento no CO, e representantes docentes ainda continuam impedidos de ter representação nesse colegiado.Desde a implantação das Unidades Diferenciadas, que depois se transformaram em Câmpus Experimentais (o que quer que esses rótulos possam significar depois de 17 anos), vimos assistindo as dificuldades diárias por que passam essas Unidades da Unesp, por ainda continuarem no limbo, em termos de estrutura administrativa, organizacional e de representação nos órgão colegiados centrais. Essa solicitação dos coordenadores executivos é mais um remendo que onera o trabalho docente. A justificativa de falta de docente, como exemplificado com o Curso de Rosana, não é uma realidade apenas dos Campus experimentais, mas estende-se a toda Unesp. Em muitas Unidades, a falta de docente restringe também a composição de Conselhos de Departamento, Conselhos de Curso e de Colegiados locais, que nem sempre conseguem preencher todas as representações. Essa realidade tem passado ao largo das preocupações da Administração Central da Unesp. Não vi por parte de nenhuma das gestões reitorais ações efetivas para enfrentar esse problema, como também não vejo na proposta dos atuais candidatos à reitoria como eles pretendem corrigir essas insanidades. Aliás, os programas de gestão até agora apresentados são um verdadeiro delírio, porque parece que a Universidade não enfrenta atualmente qualquer crise, nem de financiamento nem sanitária.”

  1. Reestruturação curricular do Curso de Geografia - Bacharelado e Licenciatura, da Faculdade de Ciências e Tecnologia do câmpus de Presidente Prudente.

Sobre o assunto, o Prof. Sebastião Carlos disse que a Unesp “é sempre mais realista que o rei”, referindo-se ao fato de que o processo em análise apresentou divergência entre a proposta do Conselho de Curso, que contava com parecer favorável do CEE, na pessoa da Profa. Bernadete Gatti, e a análise técnica da Prograd, no que diz respeito à distribuição/contagem da carga horária do componente de formação didática e pedagógica. O prof. destacou ainda a tramitação ainda estranha dos processos de reestruturação das licenciaturas, que obtém primeiro parecer do CEE, para depois tramitar na Unesp. Disse também que a Prograd precisa assumir seu papel de intermediadora entre os Conselhos de Curso e o CEE. Por último apontou que tem sido praxe na análise de processos da CCG os relatores acatarem a análise técnica da Prograd, sem qualquer questionamento, como foi o presente caso. Como a CAACG remeteu em seu parecer a controvérsia para decisão em plenário, foi aprovada por unanimidade de votos a proposta de contagem da carga horária tal como apresentadapelo Conselho de Curso, e não a proposta que constava na análise técnica da Prograd, para que o processo retornasse ao Conselho de Curso para adequação da contagem da carga horária.

  1. IB – Alteração curricular do Curso de Ciências Biológicas - Bacharelado e Licenciatura, do Instituto de Biociências do câmpus de Rio Claro.

Sem destaques e aprovado por unanimidade.

Silvia Helena ModeneseGorla da Silva
Pelos representantes docentes eleitos pelo Chapão