Confira os debates e encaminhamentos do CEPE em 11/8/2020

Confira os debates e encaminhamentos do CEPE em 11/8/2020

Os representantes docentes juntos ao Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE), eleitos pelo Chapão da Adunesp, divulgam a seguir o relato coletivo da reunião ordinária, ocorrida em 11/8/2020. Acompanhe:

.........................

PALAVRA DOS MEMBROS

  • Prof. Sérgio Nobre: Lamentou o total de mortos pela COVID-19 e destacou o descaso do governo federal. Vários conselheiros endossaram esta manifestação. Salientou a importância do trabalho da Ouvidoria da UNESP e das Ouvidorias das Unidades, que têm prestado importante contribuição nos tempos de pandemia.O Prof. Marcelo Fossey denunciou o genocídio dos povos indígenas. 2) Profa. Telma (PROPG): Trouxe várias informações da pós-graduação que já circulam na rede sobre o CAPES-PRINT, fusões de programas e mudança na sistemática de atribuições de bolsas pelo CNPq.3) Profa. Gladis (PROGRAD): Trouxe várias informações da graduação que já circulam na rede sobre as várias ações da PROGRAD ao longo da pandemia. 4) Profa. Berenice: Lamentou os problemas relacionados à confirmação da indicação do Prof. Sebastião Carlos ao CEPE pela CCG. Solicitou uma reunião extraordinária do CEPE para discutir problemas relativos ao Ensino Remoto. 5) Prof. Sérgio Romagnolo:Destacou problemas de alunos que não conseguem acompanhar o Ensino Remoto por problemas variados e não somente por dificuldade de acesso. Criticou a continuação da Avaliação Departamental neste momento atípico. Recomendou que seja adiada para 2021. A Profa. Maria Encarnação (CPA)afirmou que cerca de 70% dos departamentos já encaminharam as avaliações. Não acha aconselhável a prorrogação do prazo, pois a avaliação deve ser um processo contínuo e um hiato de um ano seria prejudicial. 6) Prof. João Cláudio: Argumentou que o CEPE deveria unificar as informações sobre ensino remoto, possivelmente por meio de uma comissão. Esse posicionamento foi reforçado na fala de outros conselheiros. A Profa. Gladis se preocupa com esse questionamento, pois julga que as informações estão sendo repassadas à comunidade. Essa discussão retornou ao final da reunião.

ORDEM DO DIA

1- Vestibular: foram aprovadas as normas para o vestibular. Em relação às vagas do ano passado, foram subtraídas 90 do curso de Geografia de Ourinhos e 5 do curso de Matemática de Rio Claro. Houve discussão sobre a oportunidade de se discutir a oferta de vagas no momento de se aprovar as normas do vestibular. Não houve certeza, mas parece existir alguma regulamentação que demanda assim. Esse assunto voltará a ser discutido. O Prof. Maurício ressaltou que a questão não é o número de vagas ofertadas, mas as reais condições dos cursos em ofertá-las, sendo necessário que o CEPE se debruce sobre uma proposta de redução de vagas na UNESP.

2-Suspensão do vestibular do curso de Geografia/Ourinhos/ 3- Redução de vagas no curso de Matemática/Rio Claro: Esse assunto já havia tramitado pelo CEPE, que aprovou a suspensão, instigado pelo Conselho de Curso da unidade e por uma comissão local. Retornou ao CEPE por solicitação de uma parte da comunidade da unidade, que se disse preterida no processo. Informa-se que é difícil a formação de turmas para o curso e que a suspensão do vestibular daria “fôlego” à unidade para tomar alguma atitude. Em Rio Claro, o curso foi reestruturado, suprimindo-se 5 vagas, justificando-se que o espaço físico é inadequado para turmas grandes e que há carência de docentes. Ambas as proposições foram aprovadas.Foi um debate longo, observando-se que vários cursos/unidades estão solicitando cancelamento de vagas no vestibular ou extinção de vagas (IA, FCF-Araraquara, FOA-Araçatuba, IGCE-Rio Claro), o que foi confirmado pela Profa. Gladis. Neste sentido, é primordial que se faça uma discussão profunda sobre a capacidade da UNESP em honrar com os compromissos dos cursos de graduação e que se estabeleçam critérios para a redução/suspensão de vagas.

12- Critérios para criação de unidades complementares: São critérios de transição para a nova regulamentação, que previam 10 docentes/pesquisadores para que se criasse uma unidade complementar. Na discussão, julgou-se 10 docentes/pesquisadores um número pequeno para dar massa crítica à unidade e que aos departamentos de ensino é imposto o número mínimo de 15 docentes. Aprovou-se 15 integrantes 13. Alteração de resolução que estabelece composição da CPAUAC: a composição foi alterada para: 4 docentes e 1 pesquisador indicados pelo reitor (antes eram 5 docentes), 1 docente ou pesquisador dentre os membros do CEPE (antes era 1 docente), 1 docente indicado pelo CADE e 1 servidor técnico administrativo indicado pelo CEPE (antes não tinha).

DISCUSSÕES

1) Ensino remoto: a Profa. Gladis fez uma exposição sobre o andamento do ensino remoto na UNESP e outras ações da PROGRAD ao longo da pandemia (em anexo, slides de sua fala). De acordo com suas informações, 65% das disciplinas do 1º semestre haviam sido concluídas até 14/07 e 87% do 1º semestre estavam em andamento ou finalizadas. Poucas unidades/cursos não haviam iniciado atividades. Os conselheiros questionaram as dificuldades dos alunos em acompanhar as atividades, não só por falta de meios materiais (internet, computador...), mas por falta de outras condições de aprendizado (local adequado, ambiente familiar ...). Reforçou-se que isto pode gerar um desnível entre os alunos que conseguem e os que não conseguem acompanhar o ensino remoto. Pelo adiantado da hora, decidiu-se retomar esta discussão em uma reunião extraordinária, na qual, possivelmente, será proposta a criação de uma comissão de acompanhamento do CEPE.

2) Professores substitutos: o Prof. Marcelo (ACD) apresentou os quantitativos de contratos em andamento e os por iniciar e destacou que, pontualmente, tem prorrogado contratos de substitutos/bolsistas que iniciaram as atividades, mas não concluíram no tempo previsto. Em sua opinião, é mais prático o curso/departamento/unidade entrar em contato prévio antes de fazer a solicitação formal. Não vê inconveniente de um contrato assinado num ano terminar no ano seguinte.

Era o que tínhamos.

João Cláudio (IBILCE/Rio Preto), pelo Chapão.