CPA informa adiamento em dois meses para entrega de relatórios. Novo prazo é 30 de junho

Em 12/4, a Comissão Permanente de Avaliação (CPA) divulgou um comunicado aos docentes, informando a prorrogação das entregas no SisCPA de 30 de abril para 30 de junho de 2021. O documento vem assinado pelo presidente e vice-presidente da CPA, respectivamente professores Dionizio Paschoareli Júnior e Marcos Ferreira Minicucci, e enfatiza que “esta prorrogação leva em conta a falta de uniformidade nos semestres acadêmicos, que tem sobrecarregado os colegas em períodos distintos”.

O documento destaca que a expectativa da CPA é que “tal medida traga alguma tranquilidade aos colegas” e ressalta “a importância das informações contidas nos relatórios para orientar adequadamente as ações da reitoria no desenvolvimento das atividades docentes e do Plano Global de Atividades que, ainda que em um momento excepcional, servirá para departamentos e docentes planejarem conjuntamente as atividades para o próximo período.”

Como surgiu a demanda

Atendendo à solicitação de docentes de vários campi, nas diversas situações cujo prazo para apresentação dos seus relatórios de atividades à Comissão Permanente de Avaliação (CPA) se encerraria em 30 de abril, a Adunesp atuou junto à reitoria para prorrogar os prazos.

A exigência de entrega dos relatórios estende-se à parte dos professores da Universidade, que expuseram inúmeras dificuldades em cumprir esse prazo, especialmente decorrentes das demandas e cenários criados pela pandemia: necessidade de preparar e ministrar aulas remotas, bastante diferentes das presenciais, demandas familiares decorrentes dos cuidados com a pandemia (cuidar de pais e mães, apoiar filhos pequenos), entre outros. No caso dos docentes dos cursos da área da saúde, ainda estão envolvidos com aulas presenciais e remotas, protocolos e EPIs, aulas sendo repetidas para turmas subdivididas, sobrecarga de tarefas por haver menos colegas trabalhando (por serem de grupos de risco).

A demanda foi apresentada pela Adunesp, em nome dos representantes do Chapão no Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE), à professora Maysa Furlan, vice-reitora e presidente do colegiado, no dia 23/3. Ela mostrou-se sensível e comprometeu-se a buscar, junto com a CPA, a melhor forma de atender à demanda, o que se concretizou com o documento divulgado em 12/4.

O que defende o Chapão no CEPE

Em meio à gravidade da situação imposta pela pandemia, os conselheiros do Chapão da Adunesp junto ao CEPE vêm abordando, no colegiado, não só os prazos de entrega dos relatórios, mas também a reivindicação de que todo o cronograma seja rediscutido e, sobretudo, que o ano de 2021 se destine a uma meta-avaliação do processo de avaliação docente. Neste sentido, ainda há muito o que avançar.

Ainda em relação à CPA, a reivindicação histórica da Adunesp é que seja suprimido o seu caráter punitivo e persecutório, bastante acirrado nas gestões anteriores, que ela tenha seus membros eleitos e que passe a se subordinar ao CEPE e não mais à reitoria.