Cuidado! Novo golpe em nome da AJ da Adunesp usa ação do IR/retroativos como isca. Não pague nada!

Cuidado! Novo golpe em nome da AJ da Adunesp usa ação do IR/retroativos como isca. Não pague nada!

Os salafrários vêm se especializando na montagem de golpes contra os servidores públicos. Na Unesp, não é diferente. Tornou-se habitual a Adunesp ser contatada por docentes que relatam ter sofrido tentativas de golpes envolvendo questões jurídicas.

Os métodos usados pelos golpistas variam: há contatos por e-mail, por telefone e por WhatsApp. Em todos os casos, fazem-se passar por representantes do escritório Lara Lorena Sociedade de Advogados, que dá assessoria jurídica à Adunesp. Em geral, a pretexto de viabilizar pagamentos referentes a ações trabalhistas que teriam sido vitoriosas, eles pedem aos docentes que lhes façam uma transferência bancária. Às vezes, prolongam a conversa em várias mensagens, para ir ganhando a confiança, até fazer o pedido do dinheiro.

Para convencer os professores, citam dados pessoais e até indicam que liguem para alguns telefones, para esclarecer dúvidas. Obviamente, os números indicados são atendidos por pessoas vinculadas aos farsantes.

Os golpes mais recentes envolvem uma ação que pede a devolução do Imposto de Renda cobrado dos valores que os docentes receberam da Unesp em julho/2022. Por mensagens de WhatsApp, os golpistas se identificam como advogados da Adunesp e informam que houve decisão favorável ao docente na ação do IR e, em alguns casos, até apresentam PDF da inicial do processo. Pedem o número da conta bancária do docente e, passo seguinte, solicitam algum valor para agilizar o recebimento. (sobre a ação do IR, leia mais adiante).

A advogada Lara Lorena, da AJ da Adunesp, relata que o crescimento do problema a motivou a colocar um banner no site do escritório (http://www.laralorena.adv.br/), no qual alerta que falsários estão entrando em contato com seus clientes ou beneficiários de ações, solicitando pagamentos para liberação de crédito ou precatório. “Isso não existe”, enfatiza a advogada. “Não há a necessidade de adiantamento de valores para liberação de qualquer tipo de crédito ou precatório. Nunca faça transferências em nome de terceiros e não pague nada.”

Se tiver dúvidas, envie e-mail para a Adunesp (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.) ou procure diretamente o escritório pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. .

A ação do IR

A AJ da Adunesp vem ingressando com ações individuais para requerer a devolução do IR cobrado dos docentes durante o pagamento dos retroativos em julho/2022. Os retroativos corresponderam às diferenças relativas ao não cumprimento dos reajustes salariais de 3% (em maio/2016) e 2,2% (em maio/2019) pela Unesp. O pagamento, na forma de abono indenizatório, foi viabilizado após ação judicial da Adunesp, e redundou de acordo assinado com a reitoria.

Ainda é possível ingressar com a ação. Para saber todos os detalhes, acesse matéria no site da Adunesp, em https://adunesp.org.br/noticias/acao-de-devolucao-do-desconto-do-ir-sobre-os-retroativos-em-2022-ingresso-ainda-e-possivel

110325bVeja exemplo de golpe recente, via WhatsApp. Os dados do docente foram apagados para preservar sua privacidade