Data-base 2018: Após dia de luta em 26/4, próxima etapa é discutir proposta de greve na rodada de assembleias de 2 a 9 de maio

O “Dia de Paralisação e Mobilização”, convocado pelo Fórum das Seis para 26 de abril, colocou nossa campanha salarial 2018 na rua! Nas três universidades, houve paralisação e/ou mobilização em vários campi. 

Na base da Adunesp, houve paralisação nos campi de Assis e Marília. Entre os servidores técnico-administrativos, paralisaram os campi de Assis, Bauru, Franca, Jaboticabal e Marília. Os estudantes da Unesp também entraram na luta, com paralisação em Bauru e Franca. 
Na USP e na Unicamp, também houve paralisação entre os servidores e diversas atividades entre docentes e estudantes.

Agora, vamos adiante! A próxima etapa é uma rodada de assembleias de 2 a 9 de maio, quando devemos discutir os novos passos na mobilização, inclusive a pertinência de uma greve por tempo indeterminado. No dia 10 de maio, o Fórum das Seis volta a se reunir para avaliar o retorno das assembleias e, caso seja esta a vontade da maior parte da categoria, indicar a data da greve.

Até este momento, o Cruesp ainda não agendou a negociação entre as partes, limitando-se a marcar uma reunião das comissões técnicas das duas partes para 3/5.

Nossa Pauta Unificada de Reivindicações foi protocolada junto ao Cruesp no dia 4/4. No item salarial, estamos reivindicando o restabelecimento do poder aquisitivo de maio/2015, ou seja, a reposição da inflação calculada pelo ICV do Dieese e não paga desde então. Até março, esse índice estava em 12,62% na USP e na Unicamp; na Unesp, que não honrou os 3% em maio/2016, o percentual é de 15,99%. Ainda falta acrescentar a inflação de abril/2018 nesta conta. 

Como bem mostrou o último Boletim do Fórum, de 20/4, a arrecadação do ICMS está em alta neste primeiro quadrimestre de 2018. Já os nossos salários continuam em queda livre. Chega de arrocho! Chega de desmonte!

No boletim, confira imagem da mobilização nos campi