Dulce Whitaker: Nossas homenagens à cientista social pioneira e engajada  

Dulce Whitaker: Nossas homenagens à cientista social pioneira e engajada  

A Associação dos Docentes da Unesp – Adunesp Central presta solidariedade aos amigos, familiares, estudantes e a todos e todas que se beneficiaram da vasta pesquisa e dos trabalhos desenvolvidos pela socióloga e professora emérita da Unesp de Araraquara, Dulce Consuelo Andreatta Whitaker. Aos 88 anos, ela nos deixou no dia 28 de janeiro de 2023.

Dulce, que era natural de Curitiba, cursou Ciências Sociais na Unesp, mestrado e doutorado na Universidade de São Paulo (USP) e pós-doutorado na Universidade de Oxford. Nos anos 70, voltou à instituição como docente de sociologia na antiga FAFI, em Presidente Prudente, e foi para o campus de Araraquara, em 1977, quando o curso foi transferido para lá. Começava ali uma jornada de amor e dedicação à pesquisa e à terra da Morada do Sol, que lhe conferiu o título de cidadã araraquarense em 2014. Em 2019, foi agraciada com o 8º Prêmio “Heleieth Saffioti”, pela Câmara Municipal de Araraquara.

O título de Professora Emérita da Unesp foi concedido a Dulce em 2018. Mesmo aposentada, ela seguiu atuando como professora voluntária e colaboradora da pós-graduação no campus.

Uma das maiores referências no campo da sociologia rural, Dulce foi pioneira em estudos sobre assentamentos de reforma agrária no estado de São Paulo e coordenou o Núcleo de Pesquisa e Documentação Rural (Nupedor). Estudiosa sobre a situação da mulher, dedicou ao tema um de seus muitos livros: “Mulher – Homem: Mito da desigualdade”, 1988, pela editora Moderna.

Pesquisadora engajada e apaixonada, Dulce Whitaker deixa um legado inspirador. A ela, as homenagens e o reconhecimento da Adunesp!