Fórum das Seis indica: Até 5/4, nova rodada de assembleias de base para finalizar a Pauta, debater conjuntura e ampliar a mobilização contra as reformas

O Fórum das Seis realizou nova reunião nesta segunda-feira, 27/3, com o objetivo de tabular os resultados da primeira rodada de assembleias. Os representantes das entidades apresentaram as propostas e indicativos de suas categorias e foi realizado um amplo debate sobre todos os pontos. 

A discussão resultou na inclusão na Pauta das propostas consensuais entre as entidades. É o caso, por exemplo, da inclusão (na parte inicial da Pauta) da defesa da “Garantia de emprego” e da “Escala móvel de salários” (reajuste salarial sempre que houver inflação). Também houve ajustes em tópicos que já constam na Pauta, de modo a atualizá-los e contemplar algumas indicações das assembleias.

Em relação ao ponto central do tópico II – Salários, permanece a divergência entre as propostas A e B. Por isso, a coordenação do Fórum remete a questão novamente às assembleias (segunda rodada, até 5/4), para que façam uma última avaliação sobre as duas possibilidades, também sob o ponto de vista do potencial de mobilização de cada uma delas. São elas:

Proposta A
2 – Reposição salarial na data-base para servidores docentes e técnico-administrativos das três universidades e do Ceeteps, já, de acordo com o ICV do Dieese, correspondente à inflação do período de maio/2016 a abril/2017 (ainda não fechada), mais a diferença da inflação não paga do período maio/2015 a abril/2016 (que corresponde a 6,33%). 
No caso dos servidores docentes e técnico-administrativos da Unesp, pagamento do índice de 3% concedido na data-base de 2016 e ainda não quitado pela Universidade, com retroatividade a maio/2016.

Proposta B
2 – Reposição salarial na data-base para servidores docentes e técnico-administrativos das três universidades e do Ceeteps, já, de acordo com o índice ICV do Dieese, correspondente à inflação do período de maio/2016 a abril/2017 (ainda não fechada). 
2.1. Definição de uma política para reposição da diferença da inflação não paga do período maio/2015 a abril/2016 (que corresponde a 6,33%) e das perdas anteriores.
No caso dos servidores docentes e técnico-administrativos da Unesp, pagamento do índice de 3% concedido na data-base de 2016 e ainda não quitado pela Universidade, com retroatividade a maio/2016.


Fora, Temer
Na assembleia dos trabalhadores da Unicamp, foi aprovada a indicação ao Fórum das Seis que ressalte em seus materiais a bandeira do “Fora, Temer”. Assim, para que esta seja uma decisão consensual de todas as categorias que compõem o F6, indica-se à segunda rodada de assembleias que avalie a pertinência de que, doravante, esta palavra de ordem passe a fazer parte dos materiais de comunicação.

O F6 volta a se reunir em 6/4 para avaliar o retorno da segunda rodada de assembleias e fechar a Pauta de Reivindicações 2017.

Clique aqui para conferir o boletim do Fórum, que traz também notícias sobre o 31/3, novo dia de atos contra as reformas, e a proposta do governo paulista de cobrar mensalidades nas ETECs e FATECs