Fórum das Seis reivindica dos reitores reuniões sobre retorno presencial e do GT Salarial

Fórum das Seis reivindica dos reitores reuniões sobre retorno presencial e do GT Salarial

O Fórum das Seis (do qual faz parte a Adunesp) enviou novo ofício ao Conselho de Reitores (Cruesp) em 17/8, para reivindicar duas iniciativas importantes. A primeira delas é o agendamento de reunião para debater o retorno presencial nas universidades e no Centro Paula Souza. O Fórum lembra que, na segunda reunião de negociação entre as partes, em 15/7/2021, as questões relativas ao retorno presencial, especialmente suscitadas após o anúncio, pelo governador João Doria, do decreto 65.849, de 6/7/2021, foram abordadas muito rapidamente. Naquela oportunidade, representantes do Fórum das Seis haviam reforçado a necessidade de aprofundamento de um dos pontos centrais da Pauta Unificada de Reivindicações 2021:

II – Plano Sanitário e Educacional - O Fórum das Seis apresenta ao Cruesp, no âmbito da Pauta Unificada 2021, a proposta de elaboração de um “Plano Sanitário e Educacional”, construído de forma democrática e participativa, que permita o enfrentamento das questões que se colocam em meio ao recrudescimento da pandemia de Covid-19 e com vistas à retomada das atividades presenciais no futuro.

O ofício destaca que, “dadas a importância e a urgência do tema, que envolve a segurança sanitária e a vida do conjunto da comunidade acadêmica”, é preciso que Fórum das Seis e Cruesp reúnam-se o quanto antes para dialogar sobre o assunto e estabelecer parâmetros gerais para as instituições. Posteriormente, o tema poderá ser debatido mais especificamente no âmbito de cada instituição.

No mesmo ofício, o Fórum das Seis resgata o compromisso assumido pelo presidente do Cruesp e reitor da USP, professor Vahan Agopyan, de agendar uma reunião, ainda em julho, do Grupo de Trabalho (GT) destinado a formular alternativas para um plano de recuperação de perdas salariais e para um plano de valorização dos níveis iniciais das carreiras. Mas isso não ocorreu.

O Fórum das Seis cobra o urgente agendamento de reunião do GT e, também, conforme prometido, a apresentação de simulações relativas a:

  1. Impacto da aplicação de índice de 8% aos salários de maio/2021: trata-se da reivindicação de recomposição parcial do conjunto de perdas salariais que as categorias acumulam desde maio/2012. O total necessário para recompor os salários ao seu poder aquisitivo de maio/2021 é de 29,81%.
  2. Impacto da recomposição dos salários ao seu poder aquisitivo de maio/2012, na forma proposta pelo Fórum das Seis (reajustes trimestrais ao longo de dois anos).
  3. Impacto da valorização dos níveis iniciais das carreiras docente e de técnico-administrativos, a partir das propostas apresentadas pelo Fórum das Seis em documentos já entregues no âmbito do GT.