Mobilização para avançar na data-base: Assembleias até 28/5 para avaliar a negociação e o indicativo de construção da greve. Plenária da Adunesp na tarde de 28/5

Mobilização para avançar na data-base: Assembleias até 28/5 para avaliar a negociação e o indicativo de construção da greve. Plenária da Adunesp na tarde de 28/5

Como divulgado no Boletim do Fórum das Seis (que agrupa as entidades sindicais e estudantis das universidades e do Centro Paula Souza, entre elas a Adunesp), a negociação com o Conselho de Reitores das Universidades Estaduais Paulistas (Cruesp), em 16/5/2024, resultou numa proposta salarial de 5% de reajuste. Inicialmente, os reitores queriam impor um índice de 3%, mas foram pressionados pela força do ato público do lado de fora e pela argumentação dos representantes do lado de dentro, e aumentaram a proposta para 5%.

Reunidas logo após a negociação, as entidades que compõem o Fórum das Seis avaliaram que o índice é insuficiente sob todos os aspectos:

  • Nossa reivindicação é repor as perdas para voltar ao poder aquisitivo que os salários tinham em maio/2012, o que corresponde a um reajuste de 17,31%. Conforme explicado na Pauta de Reivindicações, pleiteamos 10,05% agora em maio e o restante (6,6%) a ser negociado no segundo semestre.
  • O cenário econômico é favorável, com a arrecadação do ICMS, imposto do qual derivam os recursos para as universidades estaduais, em alta. No primeiro quadrimestre de 2024, houve um crescimento nominal de 12,77% em relação a igual período de 2023.

Ou seja, há condições para o Cruesp reabrir as negociações e negociar uma proposta salarial melhor! Da mesma forma, queremos uma agenda de reuniões que dê conta do conjunto da Pauta Unificada, que contém itens como financiamento, permanência estudantil, condições de trabalho e estudo, entre outras.

Para isso, é preciso mobilização. A Adunesp orienta suas subseções e representações de base a realizarem assembleias até meio-dia de 28/5 para avaliar e se posicionar sobre a proposta de construção de uma greve das categorias.

No dia 28/5, às 15h, haverá uma plenária estadual online da Adunesp (veja abaixo). O objetivo é organizar o retorno das assembleias locais e definir a posição coletiva da Adunesp. No dia 29/5, às 11h, as entidades que compõem o Fórum das Seis voltarão a se reunir para tabular o posicionamento de todas as assembleias, das três universidades. Caso a vontade da maioria seja pela deflagração da greve, como forma de avançar na proposta, o Fórum das Seis indicará a data de início da paralisação.

Obs.: As subseções e representações de base da Adunesp que agendarem assembleias devem informar data e local para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Plenária

A Adunesp convida para Plenária Estadual no dia 28/5/2024, terça-feira, às 15h, em formato online, com os seguintes pontos de pauta.

  • Informes (das subseções e representações de base; das lutas gerais do funcionalismo, como a reação ao corte de recursos da Fapesp, a luta contra o projeto do governo Tarcísio que reduz de 30% para 25% os recursos constitucionais para a educação pública, entre outros);
  • Data-base 2024 (avaliação e discussão sobre indicativo de greve, feito pelo Fórum das Seis);
  • “Chapão da Adunesp” nos órgãos colegiados centrais: Resultado das eleições e perspectivas;
  • Outros, se houver.     

Participação

De acordo com o Regimento Geral da Adunesp, têm direito a voto na Plenária até dois representantes por subseção ou representação de base nos campi: um membro da diretoria e outro indicado por assembleia de base. Todos receberão o link em breve.

Demais participantes terão direito a voz, mas não a voto. Os interessados em participar devem escrever para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. e solicitar o envio do link da atividade.