Moção de apoio à Profa. Dra. Maria Orlanda Pinassi e de repúdio ao seu descredenciamento pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da Unesp de Araraquara

A Diretoria da Adunesp Seção Sindical vem a público solidarizar-se com a Profa. Dra.Maria Orlanda Pinassi, recentemente comunicada, por meio de carta, de seu descredenciamento do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais, da Unesp de Araraquara. 

Além da solidariedade à docente, que foi diretora da Adunesp S. Sindical no mandato de 2013-2015, esta moção também é de repúdio à decisão tomada pelo Programa. Em função desse acontecimento, achamos importante pontuar algumas questões sobre o projeto de universidade no qual nossa categoria docente está inserida e como é avaliada a chamada produção intelectual de seus pesquisadores. 

A inserção subserviente dos programas de pós-graduação das universidades públicas às diretrizes da Capes/CNPQ tem produzido um empobrecimento endêmico no processo de produção de conhecimento e do pensamento crítico brasileiro. As linhas e metodologias de pesquisa ficam submetidas a critérios vinculados a uma pretensa necessidade de aumentar a “produtividade” acadêmica e ao estabelecimento de padrões de “competitividade” internacionais. A atmosfera em que estão imersos os programas de pós-graduação foi impregnada com uma dimensão competitiva de caráter autodestrutivo, e um grande número de docentes fica submetido a uma cobrança – de produtividade – muito semelhante a que se aplica a uma de linha de produção fordista. Assim, como se fosse um detalhe insignificante, do exercício do poder local, vez por outra, nossos programas de pós-graduação impõem penas pesadas, defenestrando colegas cuja contribuição acadêmica de qualidade tem reconhecimento nacional e internacional, para muito além do que preconizam as regras das agências de fomento.

E tendo isto acontecido com a Profa. Dra. Maria Orlanda Pinassi, a Diretoria da Adunesp S. Sindical vem se manifestar em solidariedade à colega, cujo robusto trabalho acadêmico – composto por relevantes trabalhos publicados, além de inúmeras orientações de mestrandos e doutorandos – tem dado valiosas contribuições para a compreensão das relações entre capital, trabalho e movimentos sociais. Por isso mesmo, este trabalho constitui uma parte importante do prestígio que nossa universidade possui na área das Ciências Humanas. O motivo alegado para seu descredenciamento foi apenas o eventual não cumprimento de questões burocráticas, tomadas genericamente. Lamentamos que o Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais, da Unesp de Araraquara,tenha se submetido a diretrizes que têm como consequência evidente diminuir a sua qualidade, retirando essa ilustre colega, e o conclamamos a rever esta decisão infeliz. 


São Paulo, 22 de junho de 2017.
Diretoria da Adunesp S. Sindical