Nota da Adunesp sobre as eleições 2018

Neste momento peculiar da história do Brasil, a diretoria da Associação dos Docentes da Unesp, a Adunesp, sente-se no dever de externar seu posicionamento sobre as eleições que se avizinham. A postura da entidade, nos pleitos anteriores, sempre foi a de não se manifestar em defesa desta ou aquela candidatura, deste ou aquele partido político, sempre com o objetivo de preservar sua autonomia e independência de atuação, tendo os interesses da categoria e da educação pública como faróis.

No entanto, no processo eleitoral deste ano há novos e estarrecedores elementos, que cobram da diretoria da Adunesp um posicionamento público, em consonância com seu passado de luta intransigente contra a ditadura empresarial-militar, pelas liberdades e direitos democráticos dos cidadãos e cidadãs, em defesa do estado democrático de direito.

Aos acontecimentos políticos de 2016, quando um grupo de políticos chegou ao Palácio do Planalto a bordo de um golpe jurídico-parlamentar, seguiu-se uma escalada de severos ataques contra os direitos sociais e trabalhistas da população, como pudemos ver com a aprovação da PEC do teto de gastos, da reforma trabalhista, da terceirização irrestrita, da reforma do ensino médio, da entrega das reservas do pré-sal, entre outros. O que corremos o risco de presenciar, após as eleições deste ano, é não só o aprofundamento destas medidas, como também a banalização e a naturalização de graves ofensas aos direitos humanos, como a tortura, o racismo, a misoginia, a homofobia e outros.

Desta forma, conclamamos os docentes da Unesp a rejeitarem candidaturas que tenham este perfil e a dizerem não à candidatura presidencial do PSL, na figura de Jair Bolsonaro e Hamilton Mourão, defensores explícitos destes retrocessos.

De sua parte, a Adunesp seguirá lutando intransigentemente em defesa dos direitos humanos e das liberdades democráticas, por mais recursos para a educação e a ciência públicas, pela revogação de todas as medidas que nos retiraram direitos dos trabalhadores nos últimos anos. É só na luta por melhores condições de vida para todos e todas que podemos avançar, rumo a um país melhor!

Retrocessos, não! NaziFascismo, não! Ditadura nunca mais! Em defesa do estado democrático de direito!

São Paulo, 5 de outubro de 2018.
A Diretoria da Adunesp